Relatorio 2 Fisica Experimental 3

Páginas: 6 (1377 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
INTRODUÇÃO
A experiência da descarga em gases sob pressão atmosférica tende a descrever e explicar os conceitos existentes sobre carga elétrica,campo elétrico, o fenômeno da geração de cargas elétricas e seu mecanismo de transporte para uma descarga elétrica na atmosfera, os fatores que influenciam o comportamento de um campo elétrico gerado pela produção de uma tensão do gerador utilizado,gerador do tipo Van der Graaff.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Duas esferas metálicas (eletrodos) imersas no ar atmosférico, um catodo (cabeça do gerador) e um anodo (base do gerador) criarão, através de atrito por meio de uma correia móvel, um campo elétrico no qual o gás presente na atmosfera será condutor dos elétrons trocados nessa corrente.
As esferas serão submetidas a uma diferença de potencialequivalente a 240.000 volts e uma distância “d” entre os eletrodos para observarmos a troca de elétrons e seu sentido, com isto provamos a polarização dos elementos presentes na corrente elétrica.

1- O que se entende por campo elétrico?
Campo Elétrico (E) é uma região do espaço em torno de uma carga ou superfície carregada (Q), onde qualquer corpo eletrizado fica sujeito à ação de uma força deorigem elétrica.

2- Por que dizemos que o campo elétrico é um campo conservativo?
O que caracteriza a natureza conservativa de um campo é a existência de um potencial associado a cada ponto do campo, ou a existência de superfícies equipotenciais, de tal maneira que o trabalho que deve ser realizado para deslocar um corpo de prova entre dois pontos do campo depende exclusivamente da posiçãorelativa entre esses dois pontos.
Num campo conservativo esse deslocamento não altera a energia mecânica do corpo que se desloca. O trabalho realizado sobre ele entre os dois pontos do campo é igual à variação da energia potencial entre os pontos.

3- O que se entende por linhas de força de um campo elétrico?
As "linhas de força" de um campo elétrico consistem de linhas imaginárias que indicam o sentido daforça elétrica sobre uma "carga de prova" q(+) colocada num campo elétrico.
4- Cite três propriedades das linhas de força do campo elétrico.
Tem como propriedades os itens abaixo:
Saem de cargas positivas e chegam nas cargas negativas
As linhas são tangenciadas pelo campo elétrico
Duas linhas de força nunca se cruzam

5- Assinale a região onde o campo elétrico representado é mais intenso.

6-Desenhe a orientação do vetor campo elétrico E nos pontos assinalados de P1 a P5.

7- Caso abandonássemos uma carga no interior deste campo, trace a possível trajetória que a mesma teria se:
A carga fosse positiva; (q+)
A carga fosse negativa.(q-)

MATERIAL UTILIZADO
- Um gerador eletrostático do tipo Van der Graaff;
- Uma esfera metálica com bastão de madeira;

Figura 1 – Material utilizadoRESULTADO
Ligue o gerador de Van der Graaff e ajuste o botão de velocidade para aceleração máxima. Regule a pressão das palhetas sobre a correia de borracha (aumentando o atrito) sem que esta pare de se movimentar e então aproxime a esfera menor da cabeça do gerador. Aproxime a esfera da cabeça do gerador.

Figura 2 – Descarga elétrica.


DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
8- Explique o processo de formação eacúmulo de cargas no gerador eletroestático.
O processo de formação e acúmulo de cargas no gerador eletrostático: Um motor faz girar os roletes, que ficam eletrizados por meio de atrito entre uma correia atraindo cargas opostas para a superfície externa da correia. A correia eletrizada transporta essas cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidaspara a superfície externa da esfera.

9- Descreva e explique o fenômeno ocorrido ao se aproximar a esfera metálica da cúpula do gerador eletroestático.
Quando o gerador está em funcionamento e se aproxima a esfera menor da cabeça do aparelho surgem descargas elétricas e estalos. Quando ocorrem descargas através da formação de um fio canal ionizado no ar, o ar inteiro desse canal atinge...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio fisica experimental 3
  • 3 Relatório Física Experimental
  • RELATORIO DE FISICA EXPERIMENTAL 3
  • relatorio de fisica experimental 2
  • Relatório física experimental 2
  • Modelo relatório fisica experimental 3
  • Relatório 7 Fisica Experimental 3
  • 2 relatório física experimental vfinal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!