Relat rio qto vale ou por kg

459 palavras 2 páginas
Suzana Pinguello Morgado1 Márcia Aparecida Felisberto dos Santos2

Relatório do filme “Quanto Vale ou é por quilo?”.

O filme Quanto vale ou é por quilo faz um paralelo entre o antigo comércio de escravo e a situação atual de exploração da miséria através de marketing social, passam uma imagem de solidariedade, que deveria ser um gesto de humanidade, porém atualmente é uma “mentira”, ilusão, que serve para que as pessoas de maior poder aquisitivo apareçam na mídia, sejam vistas como “boazinhas” e passando a falsa impressão de que estão tendo uma preocupação com os mais necessitados, quando muitos ainda vivem em situação de miséria e escravidão igual ou pior do que no passado.
Cada vez mais temos presente em nosso país ONGs, pessoas fazendo caridade, no entanto o filme nos leva a uma reflexão no sentido de que não precisamos de caridade e sim de políticas públicas eficientes, que se cumpram as leis.
Se lançarmos um olhar mais atento, percebemos que só mudaram os tempos, a escravidão continua a mesma. A escravidão da luta desenfreada pelo lucro à custa do suor dos mais humildes, que são reféns de salários injustos e muitas vezes pensam comprar sua “carta de alforria” com empréstimos consignados, com juros abusivos, ou são roubados descaradamente, são destituídos de sua dignidade, de sua identidade. Somos escravos de um sistema capitalista, não somos donos de nós mesmos, e não nos damos conta disso.
A Miséria, a cadeia, a solidariedade foram transformados em “negócios lucrativos”.
O cenário escravista permanece, os atores e autores sempre os mesmos: Os humildes, negros, pobres, que vivem à margem da sociedade X o capitalismo, os possuidores do dinheiro. Uma sociedade econômica desigual marcada pela corrupção, impunidade e violência, lavagem de dinheiro, desrespeito.
O filme retrata o desespero de uma sociedade que anseia sair do estado de exploração,

Relacionados

  • livro algoritmo
    62619 palavras | 251 páginas
  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas
  • Disserta O Fl Via De Mendon A Ribeiro
    33333 palavras | 134 páginas