Relat Rio Medidas De Volume E Transfer Ncia De Reagentes

681 palavras 3 páginas
RESUMO
A experiência teve por intuito propiciar conhecimento sobre transferência de líquidos e materiais mais adequados para realizá-las, dependendo do volume da solução. Possibilitou que os alunos tivessem o primeiro contato com materiais de laboratório, podendo manusear vidrarias como béquer, provetas, pipetas graduadas e volumétricas. Além disso, puderam obter noções de medidas de volume exatas e modos de transferência de reagentes. A atividade foi realizada em grupos de 4 pessoas, tendo as tarefas distribuídas igualmente entre elas, e, dessa forma, garantiu o empenho e aproveitamento total do grupo.
Os valores de referência das medidas de volume foram estabelecidos no roteiro de aula prática, e as transferências de líquido foram realizadas até que eles fossem alcançados.

INTRODUÇÃO
Para que as medidas de volume sejam realizadas de forma correta, são necessários alguns conhecimentos básicos para que a experiência tenha o resultado esperado.
A transferência de reagentes e a medição de volumes, dependem totalmente do nível de exatidão necessário do material em questão. Para possibilitar resultados com a mínima margem de erro são usados determinados materiais (vidrarias) para cada situação específica:
Béquer: usado para dissolução, aquecimento ou medidas pouco precisas de volumes líquidos.
Pipeta graduada: utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida.
Pipeta volumétrica: utilizada para medir volumes fixos. Não possui graduação.
O líquido a ser medido deve estar sempre em temperatura ambiente, para evitar contrações ou dilatações causadas por aquecimento ou resfriamento.
A superfície do líquido forma uma espécie de curva, chamada de menisco. A observação do menisco deve ser feita sempre na linha dos olhos para evitar os chamados “erros de paralaxe” nas leituras de volume.

OBJETIVOS
Garantir o conhecimento das vidrarias, bem como seu manuseio e utilização em situações específicas. Realizar as transferências de volume, de

Relacionados

  • Relat Rio Medidas De Volume E Transfer Ncia De Reagentes
    1089 palavras | 5 páginas