DA CIBERN TICA TEORIA FAMILIAR SIST MICA

6682 palavras 27 páginas
DA CIBERNÉTICA À TEORIA FAMILIAR SISTÊMICA
UM RESGATE DOS PRESSUPOSTOS

Monografia apresentada ao Movimento como requisito parcial para obtenção do certificado de formação em Terapia Sistêmica

ORIENTADORA: MARIA CRISTINA D’AVILA CASTRO

Florianópolis
2002
SUMÁRIO

1.
Resumo
2.
Introdução
3.
Referencial Teórico
Origem da Teoria Sistêmica
Cibernética de Primeira Ordem
Cibernética de Segunda Ordem
Teoria Geral dos Sistemas
Do Construtivismo ao Construcionismo Social
Alguns Pontos Básicos da Terapia Sistêmica
4.
Conclusão
5.
Referências Bibliográficas 1. RESUMO Esta monografia foi elaborada para fins de conclusão de curso de formação em Terapia Sistêmica do
Movimento – Instituto e Clínica Sistêmica de Florianópolis.
O tema escolhido foi a trajetória da Teoria Sistêmica, ou seja, um estudo do surgimento da teoria, de onde veio até os dias de hoje, objetivando clarear os princípios e situar melhor a própria teoria.
Para isto, utilizarei como metodologia a revisão bibliográfica, principalmente autores como Grandesso,
Rosana Rapizo, Gergen, Maria José de Vasconcelos, Capra, Maruyana, entre outros. O uso desta metodologia necessita de muita leitura de vários livros, vários autores, o que num primeiro momento acaba confundindo mais ao invés de clarear, pois cada um tem seus pensamentos, idéias e conceitos. Portanto, após este momento de confusão e de angústia, as idéias vão clareando.
Outra dificuldade desta metodologia é que muitas vezes a idéia pode até estar clara para quem escreve, o problema então, é passar a idéia para o papel. Em alguns momentos, parece que já escrevemos tudo que tínhamos a escrever e tudo está lógico e claro. Em outros, parece que por mais que escrevamos sempre há muito ainda a serem escrito.

Existe um pensamento que desconheço o autor que pode retratar minha sensação: uma coisa é o que pensamos, outra coisa é o que falamos e outra coisa é o que os outros entendem do que falamos.

Relacionados

  • A hueragem dos brs
    59527 palavras | 239 páginas