Relat Rio De Geografia

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015









Relatório de Geografia












Natal - RN
2014








Componentes: Joice Garcia
Vanessa Souza
Yslane Bezerra
Yasmim Bezerra

Orientadora: Andria Carla









Natal - RN
2014









Sumário

Introdução 5
Relatório 6
Origem da água consumida em Natal 6
Tratamento de água: como deve ser feito 7
Importância do esgotamento sanitário 8
Processo de esgotamento sanitário 8
Conclusão10
Bibliografia 11











Introdução


Trabalho das alunas do primeiro ano do curso técnico em informática como requisito parcial para a obtenção de parte da nota do quarto bimestre. Neste trabalho, apresentaremos um relatório feito com questões relativas à água sobre principal foco a nossa cidade, Natal.5

Relatório

Origem da água consumida em Natal

Cerca de 65% da população natalense é servida com águas provenientes das fontes subterrâneas, e os demais 35% são atendidos por águas retiradas das lagoas do Jiqui e Extremoz. Na Zona Norte da cidade, 30% do abastecimento é feito por águas subterrâneas e70% por águas da lagoa de Extremoz. Já nas áreas ao sul do rio Potengi (zonas oeste, leste e sul), este abastecimento é assegurado por 75% de águas subterrâneas e 25% por águas da lagoa do Jiqui.


Condições atuais da água consumida em Natal

A qualidade da água consumida pelos natalenses, apesar de ainda ser considerada boa, inspira cuidados. O alerta é da Agência Reguladora de Serviços deSaneamento Básico do Município do Natal, o problema da contaminação por nitrato só será resolvido de vez quando a cidade avançar no saneamento básico.
Cerca de 70% da população natalense consomem água oriunda de poços tubulares. Os 30% restantes são abastecidos com as águas das lagos do Jiqui e de Extremoz. Essa grande dependência das fontes subterrâneas faz do nitrato uma preocupação permanente emNatal. 
A contaminação por nitrato é amenizada pelo processo de diluição. Ele, porém, asseverou que “todos os poços têm um percentual de nitrato, ainda que pequeno”. Natal tem cerca de 120 poços espalhados pela cidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de concentração de nitrato se torna prejudicial à saúde humana quando supera os 10 mg/l.
A despeito do invejávelmanancial de águas subterrâneas, o crescente processo de deterioração de sua qualidade deve se constituir em alerta para toda a sociedade. Nos últimos anos, diversos estudos têm constatado o crescente processo de contaminação das águas destinadas ao grande consumo humano em nossa cidade. A questão tem mobilizado uma razoável parcela da sociedade e inúmeras discussões sobre o tema foram realizadas nosmais variados fóruns, envolvendo amplos atores sociais.
Tratamento de água: como deve ser feito

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. A maneira ideal de se tratar a águaé pela ocorrência dos seguintes processos:

Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isso facilita a retirada de matéria orgânica e metais.
Pré-alcalinização – Depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o PH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.
Fator pH - O índice pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ounenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um PH entre 6,0 e 9,5.
Coagulação – Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relat rio de geografia
  • Relat rio de Hist ria e Geografia
  • Relat Rio Geografia Document Rio Um S Culo De Guerras
  • RELAT RIO GEOGRAFIA URBANA centro hist rico de Manaus
  • Relat Rio
  • RELAT RIO
  • Relat rio
  • Relat rio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!