Relat Rio Geografia Document Rio Um S Culo De Guerras

611 palavras 3 páginas
Após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o continente europeu, o norte africano e parte sudeste da Ásia estavam em ruínas. China e, principalmente, Japão sofriam as consequências do conflito. Em toda a parte havia fome, desabrigados e pessoas destruídas tanto física como psicologicamente.
No cenário mundial do pós-guerra, verificaram-se enormes mudanças, como o início de um conflito ideológico entre duas grandes potências: Estados Unidos e União Soviética. Isso levou o mundo a tornar-se bipolar e viver em um estado de tensão. Uma série de acontecimentos marcaram o período que vai do final da Segunda Guerra até o início da década de 90.
Em 45, observa-se o domínio da União Soviética sobre os países do leste da Europa. Foi estabelecida a expressão "Cortina de Ferro", que marcou a divisão do continente europeu em duas partes: Europa Ocidental (capitalista) e Europa Oriental (socialista). Além disso, na Conferência de Potsdam foi decidida a divisão da Alemanha e sua capital, Berlim, entre os países aliados EUA, França, Inglaterra e União Soviética. Esses acontecimentos acabaram por dividir Europa e Alemanha entre as ideologias antagônicas.
Foram criando-se movimentos comunistas dentro da Europa. Eles tinham objetivo de aderir mais países ao socialismo, como por exemplo, Grécia e Turquia. Porém, tais movimentos foram reprimidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). E, em 1947, foi lançada a Doutrina Truman, na qual os EUA dariam ajuda militar a qualquer nação ameaçada pelo avanço socialista. A Doutrina tornou-se chave para a política externa americana.
Com os países europeus destruídos e vulneráveis ao avanço do comunismo, foi criado o Plano Marshall nos Estados Unidos, que ajudava países europeus a se reconstruírem. O COMECON foi criado em seguida, por Stalin, como uma alternativa para o Plano Marshall.
Em 48 ocorre o Bloqueio de Berlim, tática utilizada pela URSS para cortar de vez relações entre Berlim Oriental e Ocidental, conseguido o controle de toda

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas