Resenha Economia Faz A Capa Pra Mim Flws

1886 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
Durante a introdução do livro David Harvey discute as transformações que ocorreram na economia politica e no capitalismo no final do século XX . É importante entender essas transformações, para conseguir entender as diferenças entre modernidade e pós modernidade.Para Harvey, o pós-modernismo não significa apenas uma mudança no estatuto da produção cultural, é também uma modificação no próprio modo de vida com novas práticas, experiências e formas de vida.
Para o sistema capitalista funcionar é necessários leis, e algumas medidas tomadas pelo Estado acaba afetando a dinâmica capitalista, como a fixação de preços de salários ou mercadorias e a as ideologias impostas através do estado, igrejas, e outros meios de comunicação ,que cercam o capitalismo e dificulta a organização da força de trabalho.

O FORDISMO
O fordismo foi um sistema de produção criado por Henry Ford em 1914,o objetivo principal deste sistema, era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Ford implantou uma jornada de 8 horas e gratificações aos trabalhadores da sua linha de montagens de carros, fazendo com que os trabalhadores tivessem mais renda e mais tempo livro. A ideia de Ford foi genial pois aumentando o salário dos trabalhadores, eles iam ter dinheiro para comprar os seus produtos, fazendo com que uma parte do dinheiro acabasse voltando para ele e assim aumentando os lucros.
" O fordismo se aliou firmemente ao keynesianismo, e o capitalismo se dedicou a um surto de expansões internacionalistas de alcance mundial que atraiu para a sua rede inúmeras nações descolonizadas."
Após a segunda guerra mundial o Fordismo começa a ser implantado em todos os principais países industrializados, agora com o apoio do Estado, e por isso vive o seu auge.
" O Estado teve de assumir novos papéis e construir novos poderes institucionais, o capital corporativo teve de ajustar as velas em certos aspectos para

Relacionados

  • Trabalho escravo
    83262 palavras | 334 páginas
  • Dissert AntonioCarlos
    34114 palavras | 137 páginas