Relat Rio 5 De QMC5119

725 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Departamento de Química
Disciplina: Introdução ao Laboratório de Química (QMC-5119)

CROMATOGRAFIA EM PAPEL

Professor: Marcos Aires de Brito.
Alunos: Tainá Munerolli Vinícius José da Silva.

Florianópolis, 17 de setembro de 2014.

Introdução:

Nesta quinta experiência realizada no laboratório de química foi realizado cromatografias em papel com caneta hidrocor e de cátions em solução. Foi utilizado um pedaço de papel, com uma margem superior e inferior, nessa última foi posto um pouco de amostra de cada substância a ser analisada, esse papel foi colocado de forma cilíndrica de forma que a amostra fique do lado externo, com a ajuda de um grampo fazendo com que ambas as pontas não se tocassem, dessa forma foi colocado em um béquer com um solvente (que varia de acordo com a experiência) onde atinge um pouco abaixo da margem inferior, o béquer deve permanecer coberto com um plástico para evitar a evaporação da mistura solvente. O papel deve permanecer no béquer até que por meio de capilaridade o solvente esteja a 1 cm da margem superior. Nesse processo é de suma importância que o béquer não seja balançado.
Depois de retirado do béquer devemos retirar os grampos e deixar secar naturalmente, depois de seco deve-se demarcar cada mancha.
Já na experiência envolvendo cátions devemos secá-lo utilizando ar quente de um secador de cabelos (atente-se a não deixar o papel muito próximo da saída de ar quente, o papel pode pegar fogo!). Para revelar todas as cores colocamos o papel aberto sobre o béquer que contém amônia 6M e cobrimos com um vidro de relógio por 5 minutos. Este procedimento deve ser realizado na capela com o exaustor ligado. Depois de seco demarque cada cor.
Os materiais utilizados estão listados a seguir seguindo por ordem de experimento:
Experimento I: Papel, béquer contendo 40 mL de solvente 1:1:1 de etanol/1-butanol/amônia 2M e canetas

Relacionados