Relat Rio 8 De QMC5119 1

576 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Departamento de Química
Disciplina: Introdução ao Laboratório de Química (QMC-5119)

Professor: Marcos Aires de Brito
Alunos: Tainá Munerolli Taynara Nau Vinícius José da Silva

Florianópolis, 15 de outubro de 2014.
Experiência n°8
Titulação Ácido- Base

Introdução:

Nesta oitava experiência no laboratório de Química, aprendemos a calcular a a exatidão das concentrações de soluções aquosas usando o procedimento de volumetria de neutralização, com auxílio de um indicador compatível com a reação, o indicador tem coloração característica a partir do momento que a neutralização de Ácido-Base ou Base-Ácido tem equivalentes números de H+ e OH-.

É importante notar a estequiometria da reação para um calculo exato, temos que balancear a equação e aplicar na fórmula que estamos usando.
Ma x Va= Mb x Vb
Sendo:
Ma= Concentração molar do ácido
Va= volume do ácido
Mb= Concentração molar da base
Vb= volume da base

Aprendemos a preparar soluções com concentrações diferentes, diluir para chegar a concentração esperada, a importância da verificação das informações nos rótulos dos produtos e como um erro pequeno no início pode gerar um grande erro no fim do experimento.

Os materiais utilizados em todos os experimentos de titulação são os mesmos e estão listados a seguir assim como o de concentração de Ácido Acético.
Titulação: Bequer, erlenmeyer, bureta, suporte universal, garra de bureta, indicador fenolftaleína, NaOH, HCl, álcool, ácido benzóico.
Concentração: Pipeta volumétrica, balão volumétrico, erlenmeyer vinagre, fenolftaleína, NaOH.

Os experimentos realizados tinham como objetivo integrar os estudos anteriores e demonstrar a relação de, massa, volume, molaridade e concentração molar, mostrando como é possível titular Ácidos e bases a partir de meios

Relacionados