Relat Mat1 Ensaio De Impacto

724 palavras 3 páginas
Fatec “José Crespo Gonzales”
Projetos Mecânicos – 1ºsemestre

Mariana P. F. Leão

Ensaio de Impacto
Materiais 1 - Laboratório
Prof Mauro

Sorocaba/2014

Objetivo
Medir a tendência de um metal de se comportar de uma maneira frágil. 1.Introdução
Se caracteriza por submeter o corpo ensaiado a uma força brusca e repentina, que deve rompê-lo.
Este ensaio é aplicado por exigência de normas (ASME, AWS,
DIN, ISO, etc) e são diversas as razões que motivam a aplicação deste ensaio, uma delas, por exemplo, é como teste de aceitação de materiais aplicados em equipamentos que operarão em baixas temperaturas ainda sujeitos ao impacto.Além disso, o ensaio de impacto age como ferramenta auxiliar para estudo da temperatura de transição dúctil-frágil dos materiais.
O resultado mais importante do ensaio de impacto é a medida da energia absorvida pelo corpo de prova ao chocar-se com um pêndulo que possui energia cinética pré-determinada para se deformar e romper, que é calculada através da variação da energia potencial gravitacional do martelo (componente da máquina de ensaio de impacto) antes e após o impacto.Quanto menor for a energia absorvida, mais frágil será o comportamento do material àquela temperatura.
A energia que o copor de prova absorve para se deformar e romper-se é medida pela diferença entre a altura atingida após o impacto e altura inicial vezes o peso do pêndulo.

= m.g.

2.Procedimento experimental
O corpo de prova é padronizado por normas e provido de um entalhe de medidas também padronizadas para localizar sua ruptura e produzir um estado de tensões triaxial. O corpo de prova é rompido pela ação de um martelo em forma de pêndulo. Na prática, o

instrumento tem uma escala graduada, com indicador de valor máximo, para leitura direta da diferença de energias.

Por ser energia, a resistência ao impacto deve ser dada em
Joules (J), de acordo com o Sistema Internacional. Em equipamentos mais antigos, podem ser consideradas unidades como quilogramaforça metro (kgf m) .

Relacionados