Revis O Nbt 9050

276 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA DE DESENHO URBANO
ALUNO: BERNARDO PEREIRA SALAZAR

MODIFICAÇÕES DA NOVA NORMA NBT 9050

A principal mudança entre a nova e a antiga norma NBT 9050 está a ampliação do conceito de acessibilidade para além das pessoas portadoras de alguma deficiência física. Essa ampliação busca agregar a ideia do desenho universal e incluir idosos, gestantes e pessoas com problemas temporários de locomoção.
Dessa forma, a nova norma ressalta a importância, - para arquitetos, engenheiros, designers, de projetar de forma a incluir todas as pessoas.
A mudança da norma, a trazer o pensamento do desenho universal pode significar o novo olhar sobre a questão da acessibilidade, todavia ainda há um enorme caminho a se percorrer para que se tenha uma acessibilidade plena nas ruas e edifícios do país.
Uma das mudanças mais significativas da nova norma foi a integração da sinalização para deficientes físicos, auditivos e visuais. O piso tátil recebeu uma atenção especial nessa nova norma. Mais detalhamentos sobre sua utilização de aplicação foram acrescentados. O uso de letras em braile é uma novidade da nova norma.
A adição de maiores informações sobre pisos táteis e sinalização para deficientes visuais vem para suprir uma grande carência da norma anterior. Não havia informações claras para os arquitetos de como proceder na instalação desse tipo de piso.
Outra adequação da norma visa melhorar a condições de acessibilidade para cadeirantes. Foram revistas as dimensões de banheiros, de forma a melhor a mobilidade do cadeirante.
Outra alteração limitou a inclinação das rampas a oito por cento, de forma a melhorar a mobilidade daqueles que têm dificuldade para utilizar as escadas e para os cadeirantes.

Relacionados