Relatório de pratica

Páginas: 5 (1037 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
PRÁTICA 3 –
RESISTÊNCIA E RESISTIVIDADE ELÉTRICA





Sumário





1. Resumo


Para realizar a medição de resistência elétrica, foi utilizada uma placa com fios condutores de diferentes diametros e materiais. Quando em um condutor existe uma diferença de potencial aplicada à resistência elétrica tem a funçao de dificultar à passagem de corrente elétrica pelo mesmo. Há, noentanto outra grandeza de resistência, que não depende da diferença de potencial: a resistividade elétrica. Esta resistividade é diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional a área. Utilizando o multímetro digital na escala ohmimetro realizando a leitura, conclui-se que fios de diferentes dimensões, de um mesmo material, apresentarão resistências elétricas distintas.
2.Introdução


Esta prática teve como finalidade verificar a resistência elétrica de fios condutores de acordo com comprimento e resistividade aplicando a segunda lei de Newton que é dada pela formula: R  L/A, onde R (Resistencia), L (comprimento), A (área) e  (resistividade).

Foi possível realizar a medição utilizando o multímetro na escala de 200Ω, em uma placa que contem três fios de uma ligade níquel e cromo denominada Ni-Cr, com diferentes diâmetros e um fio de aço, possuindo comprimento total de 1m, mas divido em cinco pedaços de vinte centímetros.

3. Objetivo


Esta prática tem como objetivo demostrar à dependência da resistência com o comprimento e a área de diferentes fios condutores e demonstrar também como se determina a resistividade desses condutores.

Como ocálculo da resistência elétrica é proveniente do quociente entre a diferença de potencial aplicada e a corrente que o percorre, podemos também associar a Resistência com a resistividade p (propriedades específicas dos materiais) por meio da relação de comprimento e área.
4. Metodologia

Com o intuito de se determinar a relação resistência e resistividade com o comprimento e a área utilizou-se quatrotipos de fios de 1m com diâmetros diferentes, subdivididos em cinco partes de 20 cm, conforme figura 1. Entre esses fios três são de níquel-cromo e um de fio de ferro. Através dessa subdivisão do comprimento e a diferença dimensional entre os fios de mesmo material, poderemos constatar através de equações e gráficos essa dependência, para a determinação da resistência e a resistividade de ummaterial.


Figura 1: Placa com fios de diferentes diâmetros e materiais, com bornes para conexão.

Material utilizado:

1 multímetro digital;
2 cabos banana/jacaré;
placa
1 fio de níquel-cromo com diâmetro de 0,36 mm
1 fio de níquel-cromo com diâmetro de 0,50 mm
1 fio de níquel-cromo com diâmetro de 0,72 mm
1 fio de ferro com diâmetro de 0,50 mm

VERIFICAÇÃO DA VARIAÇÃO DARESISTÊNCIA COM O COMPRIMENTO

Com a configuração do multímetro em ohmímetro na escala de 200Ω, foi realizada a leitura da resistência dos fios variando o seu comprimento, o que se constatou que há uma variação proporcional da resistência com o comprimento, que podem ser verificados no gráfico 1, devido o mesmo apresentar característica linear. Apresentados na tabela 1:

Tabela 1: Resultado de mediçãodas resistências obtidas.
Comprimento
(m)
Resistência (Ω)

Fio de Ni-Cr
ᶲ = 0,36mm
Fio de Ni-Cr
ᶲ = 0,50mm
Fio de Ni-Cr
ᶲ = 0,72mm
Fio de Fe
ᶲ = 0,50mm
0,2
2,3 Ω
1,3 Ω
0,8 Ω
1,4 Ω
0,4
4,4 Ω
2,4 Ω
1,3 Ω
2,6 Ω
0,6
6,3 Ω
3,4 Ω
2,0 Ω
3,9 Ω
0,8
8,5 Ω
4,4 Ω
2,6 Ω
5,4 Ω
1,0
10,6 Ω
5,5 Ω
3,0 Ω
6,3 Ω


Grafico 1: variação da resistência dos condutores em função docomprimento


Resistência dos fios de Ni-Cr com comprimento total de 1 metro, variando os diâmetros pode ser verificada conforme tabela 2:

Tabela 2: Medição da resistência
ø do fio (mm)
Área (m²)
Resistência (Ω)
0,36
1,01E-07 m²
10,6
0,50
1,96E-07 m²
5,5
0,72
4,07E-07 m²
3,0

Através da análise da curva gerada pelo gráfico conseguimos detectar a resistividade pelo coeficiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prática, relatório
  • relatorio de pratica
  • relatório de pratica
  • RELATORIO DE PRATICA
  • relatorio pratica
  • Relatório de prática
  • relatório de pratica
  • Relatório de prática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!