morte de socrates

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Trabalho de Filosofia
Nome: Thaiza
Serie: 8ª A



Causas da morte de Sócrates
Acusação de Sócrates:
Foi condenado em 399 a.C, Janeiro, com 71 anos,  por umaacusação de "impiedade": foi acusado de ateísmo e de corromper os jovens com a sua filosofia, mas na realidade, estas acusações encobriam ressentimentos profundos contra Sócrates por parte dos poderosos daépoca. O tribunal era constituído por 501 cidadãos. Entre as acusações houve uma que se referia à introdução de novas entidades divinas negando os Deuses da pátria. Os acusadores foram: Ânito, Meleto eLícon.
Condenação de Sócrates:
O acusador tinha pedido a morte e o tribunal havia reconhecido Sócrates culpado por maioria, era portanto do interesse de Sócrates propor uma pena aceitável comoadequada. A lei ateniense permitia que Sócrates propusesse uma pena inferior. O tribunal tinha de escolher entre a pena da sentença  e a proposta pela defesa.  Sócrates propôs uma multa de trintaminas, de que qualquer dos amigos (incluindo Platão) tomaria a responsabilidade. Mas o castigo era tão pequeno que o tribunal irritou-se e  o condenou à morte por maioria superior à que o declararaculpado, ou seja a sua condenação à morte foi votada por 281 contra 220, com mais 80 votos do que havia sido votada a sua culpa.
A morte de Sócrates:
Sócrates deixou os juízes e foi para a prisão,teve que esperar mais de um mês a morte no cárcere, pois uma lei vedava as execuções capitais durante a viagem de um navio sagrado a Delos. Após 3 dias, deu-se o dia da execução.Estiveram presentestodos os amigos de Sócrates exceto Aristipo, Xenofonte (estava na Ásia) e Platão (estava doente),Xantipa e seus filhos.Passou os seus últimos momentos a conversar sobre a imortalidade da alma.Tomou umbanho, e antes que o sol tivesse inteiramente desaparecido no horizonte pediu o veneno. Pediu o veneno e pegou na taça de cicuta com uma mão firme e bebeu sem desgosto nem hesitação até ao fundo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Morte de Sócrates
  • a morte de sócrates
  • A morte em socrates
  • A morte de sócrates
  • A MORTE DE SÓCRATES
  • A morte de socrates
  • Morte de socrates
  • a morte de socrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!