Relacionando Marx com o Livro de Sandel

Páginas: 4 (941 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Karl Marx

Marx, assim como os demais fundadores da sociologia, tentou entender a sociedade de sua época com base na relação indivíduo e sociedade, e ao contrário de Weber, não prioriza o indivíduoe suas motivações, mas sim, a análise das condições materiais das quais essas relações sociais surgem. O que diferencia Karl Marx dos demais clássicos da sociologia, dentre outros fatores, é que eletenta explicar as relações sociais a partir do fator econômico, ou seja, as relações de produção determinam as relações sociais, sendo assim, a sociedade se caracteriza a partir da forma como os homensproduzem, do modo como transformam o mundo através do trabalho, mais especificamente, da relação com os meios de produção e na utilização dessa produção.
Juntamente com Engels, Marx desenvolveu umconjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais que foi denominado "Marxismo" ou "Socialismo Marxista". O Marxismo define o homem como um ser social e histórico e se baseia nasconcepções do materialismo dialético e do materialismo histórico.
O materialismo dialético, visa abordar os fenômenos da natureza, seu método de estudar esses fenômenos e de concebê-los, é dialético, e suainterpretação dos fenômenos da natureza, seu modo de focalizá-los, sua teoria, é materialista. E O materialismo histórico é a aplicação dos princípios do materialismo dialético ao estudo da vida social, avida social é interpretada segundo o modo de produção e a luta de classe que ele desencadeia.
Para Marx a forma de organização de uma sociedade, como por exemplo a religião, a moral, os valoressociais e culturais, a política, dentre outros, estão diretamente ligados ao sistema produtivo e a organização e distribuição da produção.
Observando o capitalismo, Marx desenvolveu uma teoria para ovalor dos produtos, a chamada "mais-valia". Segundo ele no sistema capitalista, o trabalhador vende a sua força de trabalho, que é tratada como mercadoria e submetida às leis que existem no mercado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do Livro Justiça
  • Resenha de Émile Durkheim e Karl Marx relacionando com a Psicologia
  • resumo do livro marx estava certo
  • O Utilitarismo com base no livro "Justiça" de Michel Sandel
  • Relacionando o livro didático com alunos, professores e o ensino de História.
  • resuno do livro karl marx do livro o capital
  • Resumo do livro o capital (karl marx)
  • Abordagem de um dos capítulos do livro Marx estava certo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!