O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

2876 palavras 12 páginas
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Faculdade Educacional da Lapa - FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia

RESUMO: a pesquisa teórica aqui apresentada mostrou que a Informática inserida no ambiente escolar pode, de forma satisfatória, levar o aluno a aprender a pensar e a buscar informações, tornando-o mais criativo e com o senso crítico mais apurado. Dessa forma, sua aprendizagem se dá por meio da descoberta, passando ele mesmo a ser o construtor do seu conhecimento. Nesse contexto, o computador passa a ter um papel fundamental, dando ao aprendiz a oportunidade de construir algo. Contudo, para que esta construção seja possível, é necessário um processo que permita à descrição das idéias, a execução, a reflexão sobre os resultados obtidos e por último, a depuração das idéias. Nesse sentido, pretende-se mostrar nesse trabalho que a linguagem tecnológica proporciona esta construção e que o mesmo consiste em uma excelente ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, visa mostrar que esse ambiente não é somente uma linguagem de computação ou um software muito difundido em educação, mas também um conjunto de materiais disponíveis para colocar à prova o usuário no que se refere à coerência de suas idéias ao tratar e ordenar procedimentos em um computador. Tornando assim o ensino algo possível e prazeroso.
Palavras-Chave: Tecnologia; Educação; Escola, Inclusão Digital.

INTRODUÇÃO

O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar". As possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos.
Na atualidade nosso cotidiano é permeado por diferentes tecnologias que estão intimamente ligadas a um desenfreado desenvolvimento mundial.
Tendo o computador como meio de pesquisa e instrumento

Relacionados

  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas