Relacionamento Interpessoal

Páginas: 9 (2165 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2014
Eula Ferreira Wakahara









PROJETO DE INTERVENÇÃO
“RELACIONAMENTO INTERPESSOAL”







ESPIGÃO DO OESTE-RO
2014
I – IDENTIFICAÇÃO

Nome do Projeto: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Identificação da Instituição: Escola Estadual Ensino Fundamental Maria Di Sancti Santos
CNPJ: 12.925.147/0001-71
Endereço: Rua Romiporã, 3571
Cidade: Espigão do Oeste
Estado: RO
CEP:76.974-000
Carga Horária: 16 horas
Autor do Projeto: EULA FERREIRA WAKAHARA
Responsável pela Execução do Projeto: O Pedagogo da Instituição Executora
Temática: Relacionamento Interpessoal


II – INTRODUÇÃO

O Relacionamento Interpessoal é um dos fatores que contribuem para a harmonia do trabalho em equipe nos diversos segmentos da sociedade, um desses segmentos é a Escola. O bom relacionamentointerpessoal entre professor e aluno certamente contribui para que a relação ensino-aprendizagem seja mais agradável e produtiva, além de contribuir para a solução de alguns pequenos conflitos tais como: o aluno que reclama que o outro o empurrou, bateu, ou simplesmente não gosta dele.

III – JUSTIFICATIVA

O intuito desse projeto é ajudar professor e aluno quanto ao relacionamentointerpessoal. O trabalho coletivo deve existir dentro do respeito, solidariedade, tolerância e consequentemente o crescimento do grupo como um todo.
O relacionamento entre o professor e aluno deve ser cauteloso, visto que cada aluno vem de uma realidade diferente do outro; cada aluno deve ser tratado individualmente.
A falta de disciplina, famílias desestruturadas exigem do professor, um olharperceptivo mais aguçado e criativo.




IV – OBJETIVO GERAL

Propor e criar uma intervenção verdadeiramente efetiva que construa uma harmonia no ambiente da sala de aula propiciando assim um convívio prazeroso, de aprendizagem, transformando todos os envolvidos em sujeitos críticos e reflexivos.

V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar uma reflexão através de palestras sobre o relacionamentointerpessoal dentro da escola, destacando a relação entre professor e aluno.
Promover uma dinâmica junto aos professores destacando que somos todos iguais, ajudando o outro e recebendo ajuda também.
Promover dinâmicas junto aos alunos ajudando-os a vencerem as dificuldades de relacionamento.


VI – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sociedade em que vivemos está em constante mudança e assim professor ealuno na sala de aula não é diferente. O professor tem a oportunidade de observar seus alunos, vendo o desenvolvimento e a dificuldade de cada um. O relacionamento entre professor e aluno é essencial para que o resultado seja satisfatório.
Ao trabalhar a relação professor-aluno busca-se compreender as relações interpessoais e o vínculo que nelas se estabelece através do conceito proposto porAntunes (2003, p. 09): “Relações interpessoais é conjunto de procedimentos que, facilitando a comunicação e as linguagens, estabelece laços sólidos nas relações humanas”.
O professor não é o ditador, mas sim, o mediador. O trabalho é feito na confiança, usando o diálogo como principal instrumento nessa mediação. Segundo Celso Antunes (1999), o professor deve usar um ensinamento que desperte ointeresse ao associar o novo ao velho, estimulando as diversas inteligências através de jogos, brincadeiras que causem emoções estimulando uma aprendizagem significativa.


VII - METODOLOGIA

O pedagogo convidará um palestrante para que os professores tenham a oportunidade de refletir sobre o seu trabalho e como está seu relacionamento interpessoal com os alunos. O que eu (professor) posso fazerpara que meu relacinamento com meus alunos possa melhorar. Neste momento, por sugestão do livro: Educar com o coração, pode ser feito uma dinâmica de grupo entre os professores: Cículo Mágico. Discutir como realizar dinâmicas com os alunos, com o objetivo de ajudá-los a superar dificuldades de relacionamento.

Dinâmica a ser feita com os professores: CÍRCULO MÁGICO

MATERIAL: Gravador. CD...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacionamento Interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!