Rela O Escola E Sociedade TCA

Páginas: 7 (1564 palavras) Publicado: 25 de março de 2015
Relação Escola e Sociedade
- A educação e seus objetivos para o século XXI: sonho ou utopia?
Educação no século XX
*Os responsáveis pela educação das crianças e jovens são os pais, que na maioria das vezes, não cumprem este papel, pois estão ocupados demais trabalhando mais do que deveriam, dedicando pouco tempo de qualidade aos filhos, e infelizmente nesse mundo moderno que vivemos exigimosdemasiadamente nosso direitos e acabamos deixando de cumprir com nossos deveres, delegando a outras pessoas o direito de educar.
*O século XX ficou marcado pela ênfase na ciência e na tecnologia, que transformou os usos e costumes. Ex; transportes ultrarrápidos, automação, comunicação eletrônica, aviões, rádio, televisão, fax, satélites e a rede cada vez mais expandida da internet.
*Mudanças querepercutiram no cenário mundial nas últimas 2 décadas: A crise econômica de 2008, A renúncia e sucessão do papa Bento XVI, China se torna a 2 maior economia do mundo ultrapassando o Japão...
*Vivemos uma civilização da imagem, no sentido de vivermos em uma época que privilegia a imagem, e os meios audiovisuais que nos bombardeiam o tempo todo com figuras atraentes e fragmentárias. Um exemplo dissopode ser o reality shows. Isso pode trazer consequências na educação no sentido de misturar o real com formas hiper-reais, convertendo pessoas em espectadores de um show permanente.
*Paradigma é um conjunto de ideias e valores de membros de uma mesma comunidade, com os mesmos objetivos, usados para compreender e sua atuação á partir de valores comuns.
*O homo studiosus ou homo universalis, seriao homem cuja instrução integral permitiria a mudança de profissão, a adaptação a quaisquer situações e a estimulação da criatividade para se renovar sempre. Ou seja, ninguém mais pode se formar em alguma profissão para o resto da vida, pois na educação permanente há exigência de continuidade de estudo. A educação e a instrução devem caminhar juntas.
* Os risco de uma formação em disciplinas depura especialização consiste no fato de que o indivíduo precisa, antes de tudo, abrir seus horizontes humanos com uma visão do todo, por isso a formação deve ser abrangente, dando condições para o domínio da língua, nas suas expressões de fala, leitura e escrita, bem como para o conhecimento dos mais diversos campos da cultura, como história, geografia, política, moral, arte, etc.*Interdisciplinaridade- Pedagogos vêm advertindo sobre a necessidade de superarmos o ensino de disciplinas pela introdução de projetos que tornem a aprendizagem mais ativa. Alguns afirmam, no entanto, não ser possível permanecer o tempo todo na perspectiva geral, já que a alta tecnologia exige especialização, já que é o correto. Já no ensino deve prevalecer o interesse de buscar novas metodologias pedagógicasque permitam ao professor abordar o conteúdo de modo interdisciplinar e por meio de projetos.
Educação e seus objetivos para o século XXI: os quatro pilares da educação, uma nova esperança para o planeta.
*Fatos marcantes no cenário mundial que foram manchete, cujos reflexos estão no problema educacional.
*Muitas mudanças ainda precisam ocorrer na educação e no interior das escolas para que oideal e o real possam estar equiparados. Cabe á escola e á sociedade desenvolver as competências e habilidades necessárias para fazer acontecer a educação do futuro. Tudo que temos vivenciado até agora demonstra o quanto ainda temos que caminhar.
* Os quatro pilares da educação: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser.
*Um dos reais objetivos da educaçãoserá uma educação mais voltada para a transformação social do que para a transformação cultural. Uma educação onde todos, família, escola, professores, alunos, precisam aprender juntos. Valores esses esquecidos pela necessidade do ser em detrimento do ter.
*Aprender a conhecer: é mais do que aprender conteúdos, é a aquisição do conhecimento, do seu domínio, mas de forma prazerosa. Requer-se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELA O ESCOLA E SOCIEDADE
  • Rela Es Interpessoais Na Escola
  • A Escola De Rela Es Humanas
  • Escola Das Rela Es Humanas
  • A RELA O EDUCA O E SOCIEDADE
  • ESCOLA E SOCIEDADE
  • ESCOLA E SOCIEDADE
  • Escola e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!