Relação entre Direito Internacional Público e Economia

Páginas: 2 (396 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
Relação entre Direito Internacional Público e Economia
Direito Internacional Público: é o ramo do Direito voltado a disciplinar as relações entre os vários Estados, possuindo princípios ediretrizes, que visam uma interação pacífica entre os Estados, tanto na esfera política, econômica, social e cultural. Vale dizer que são criados organismos internacionais, tais como a ONU (Organização dasNações Unidas) e a OMC (Organização Mundial do Comércio), para auxiliar na descoberta de interesses comuns, e de que forma interação dos Estados vai se dar.
São sujeitos com os quais o Direito InternacionalPúblico deve lidar, os Estados Nacionais. Mais recentemente, estão sendo reconhecidos junto a estes as Organizações Internacionais como participantes efetivos das relações jurídicas  externas.
Emresumo, a disciplina de Direito Internacional Público procura delinear preceitos para um modelo homogêneo de organização internacional, em detrimento das relações de coordenação, que se prezam pelo pesoda soberania justaposta, onde o país mais forte militarmente e economicamente faz prevalecer seu ponto de vista ante os outros Estados com menores recursos, vigorando uma relação de subordinação, defato.
Sua relação com Economia é que no mundo contemporâneo, o país que tem maior mercado, seja ele de importação/exportação terá um maior Direito Internacional Público, pois terá uma relação desubordinação, mas presenciamos gradualmente, em detrimento destas, mesmo que às vezes timidamente, a predominância do ordenamento jurídico internacional e todo o aparato que o acompanha. Um exemplo comum desubordinação é do Brasil para os Estados Unidos, e de toda a Europa para a Alemanha.
Tentando diminuir essa relação de subordinação, foi feita a Corte Internacional de Justiça, uma das primeirastentativas de se ordenar as práticas internacionais tal como acontece no âmbito interno de todas as nações. É justamente em seu Estatuto, mais precisamente no artigo 38, que temos sistematizadas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito internacional publico e a sua relacao com o direito internacional privado
  • Relação do Direito Internacional Público com o Privado.
  • A relação do direito internacional público com o direito interno e a jurisprudência nacional
  • Direito internacional público é direito?
  • Relação do direito interno e internacional
  • direito internacional publico
  • DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
  • Direito Internacional Público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!