N O BASTA SER MAGRA TEM QUE SER FITNESS REPRESENTA O DE CORPO FEMININO ENTRE GRUPOS SOCIAIS

Páginas: 8 (1973 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS MUZAMBINHO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA



MICHELE CRISTINA LIMA DO ROSÁRIO 1
WESLEY PEREIRA DOS SANTOS 2





Não basta ser magra, tem que ser fitness: Representação de corpo feminino entre grupos sociaisMuzambinho
201
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS MUZAMBINHO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA





Não basta ser magra, tem que ser fitness: Representação de corpo feminino entre grupos sociais



Trata-se de um trabalho apresentado à disciplina de Sociologia e Antropologia ao curso de Educação Física- IFSULDEMINAS- Tuma: 3° Período Vespertino.Profª Ma. Mariana Zuaneti Martins





Muzambinho
2015

Introdução

A sociologia é uma das áreas das ciências humanas que estuda a sociedade como um todo. Mas por que estudar sociologia no curso de Educação Física? A disciplina de sociologia no curso de Educação Física é muito importante, pois não estuda somente a sociedade em si, mas busca pesquisar a sociedade a fundo, sobretudopara que essa possa intervir na mesma, buscando entender e compreender a observação do comportamento humano em relação ao convívio em comunidade.
Ao iniciar este trabalho obtivemos muitas ideias para que chegássemos a uma proposta final. Logo, uma notícia nos despertou olhares diferentes. Estudar a representação de um corpo feminino saudável. Nos fez então querer investigar mais intensamente ossignificados de corpos que as mulheres tanto desejam e que encontram através da mídia e outros meios, sendo este o padrão de beleza que permeia a nossa sociedade. Porque hoje em dia o corpo saudável feminino é do tipo (magro simétrico e curvilíneo).
Mas e se a mulher quiser ser gorda? Culturalmente o corpo gordo está relacionado com doenças do tipo: hipertensão, colesterol, diabetes etc. Ou seja, umcorpo doente, indulgente. Porém antigamente crianças gordas eram vistas como saudáveis. A sociedade se transforma ao longo do tempo e isso sempre vai mudar. Exemplo disso são as misses universo. Que ao longo dos anos as medidas vão sendo refinadas. Mulheres devem ter o mínimo de altura para serem classificadas: busto, cintura e quadril também deve se encaixar nas normas das modelos. Se antigamentea beleza deveria ser “natural” hoje em dia não mais, pois elas fazem uso de botox, silicone, plásticas etc.
Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre a representação de corpo feminino, tal como, um “corpo perfeito”, que está exposto em nossa sociedade contemporânea, trazemos ainda formas de adequação do corpo aos modelos impostos pela sociedade e o que issosignifica simbolicamente para a realidade de muitas mulheres que são influenciadas no meio que está inserido.


Cansada de ser magra e de comer, comer, e não engordar, Priscilla Santanna, a Miss Monte Alto 2009, resolveu mudar o corpo. A moça da cidade do interior de São Paulo largou as passarelas dos concursos de beleza e ganhou dez quilos de músculos.
A transformação de Priscilla começou nafaculdade de Educação Física, há dois anos. “Me apaixonei pela musculação e passei a me dedicar a ganhar massa muscular. Hoje sigo uma alimentação super regrada, orientada por uma nutricionista. Dei adeus às bebidas alcóolicas e ao chocolate, que tanto amo”, conta ela, que sempre sofreu com o corpo magrinho. “Tive muito apelido e fui muito zoada na adolescência. Me chamavam de ‘sacolinha de osso’, ‘dietshake’, ‘Olívia Palito’. E as gostosinhas agora estão todas gordas!”, alfineta.
saiba mais
Com 1,75m de altura, 9% de gordura corporal e 480ml de silicone em cada seio, Priscilla pariticipou do reality show de saradas e sarados “Lust In The House” – que foi ao ar no Youtube e teve o ex-BBB Yuri como jurado.
Para dar adeus às formas longilíneas de miss, a paulista segue uma dieta radical, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ser cidadão ou ñ ser.
  • Apresenta O Ser Ou N O Ser
  • Ser ou n o ser Charli
  • Ser ou n o Ser
  • basta ser você mesmo
  • O SER HUMANO É UM SER SOCIAL
  • Não basta ser honesto
  • O Ser Humano Um Ser Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!