REGRAS RANZIZA

1160 palavras 5 páginas
O Jogo de Ludo (“eu jogo” em latim) é o nome utilizado na Europa para uma versão do jogo de tabuleiro indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores inventado há mais de mil anos.

O objetivo do Ludo é ser o primeiro a chegar com quatro marcadores (chamados de “cavalos“) da casa de origem à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes que os adversários.

O tabuleiro do Ludo:
Existem quatro cavalos de cada cor(azul, verde, amarelo e vermelho)e o tabuleiro tem a casa de saída logo após a parte final, como o cavalo não pode retroceder, é necessário dar a volta.

Cada um tem sua casa de origem e sua casa final, sendo que existem quatros espaços (um de cada cor), onde você deve colocar seus cavalos na cor da casa inicial.Geralmente a casa final tem uma coroa, aonde você deve colocar seus cavalos.
Também existem algumas casas de cada cor próximo a casa final da determinada cor, onde só pode entrar os cavalos com a mesma cor que a casa (ex:Se as casas são amarelas, só os cavalos amarelos podem entrar), assim se protegendo dos seus adversários.

Regras do Ludo:
Cada jogador por sua vez lança um dado e, de acordo com o número que sair, avança o número de casas indicado, um dos seus cavalos no jogo .

O seis permite colocar em jogo um cavalo que esteja na casa inicial ou fazer avançar um cavalo seis casas, e ainda um novo lançamento de dados.

O número um também permite que o jogador tire o cavalo, mas é só o seis que permite o jogador a lançar o dado novamente.

Quando o jogador entra com uma pedra na parte final (onde poderá entrar somente se tirar o número de casas da casa final). Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número da casas que sobraram.

Não é permitido cavalos de cores diferentes em uma mesma casa. Caso um cavalo venha a ocupar uma casa ocupada por um cavalo de outro jogador, o cavalo original regressará à casa inicial, é o chamado “comer”.
Quando dois cavalos de uma mesma cor se

Relacionados

  • A umbanda em fortaleza: análise dos significados presentes nos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos
    49714 palavras | 199 páginas