Reformas pombalinas

Páginas: 2 (388 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

FACULDADE ANHANGUERA UNIDADE I
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS / 1º SEMESTRE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CLAYTON HENRIQUE DOS SANTOS

SOLANGE TEIXEIRA GUIMARÃES/ RA: 8208962348











REFORMAS POMBALINAS




















TAUBATÉ / SÃO PAULO
2014

Essas são algumas das principais características da administração deSebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal, primeiro ministro de Portugal.
Sua gestão foi entre (1750-1777). Seu governo foi marcado por problemas econômicos vindos dadiminuição da arrecadação aurífera na colônia, e do aumento das dívidas Portuguesa em relação à Inglaterra. Marques fez uma tentativa de tirar de Portugal os resquícios do antigo regime, implantandono país o chamado Despotismo Esclarecido.
Em Portugal, Marquês de Pombal promoveu uma redução do poder da Cia. de Jesus, ele queria uma educação que fosse voltada para o desenvolvimento do estado,para isso, promoveu incentivo aos estudos de Economia e ciência politica e para isso era necessário afastar os Jesuítas. Além da expulsão dos Jesuítas, promoveu, também, a proibição da escravidãoindígena, determinou que o ensino deveria ser exclusivamente Português mesmo destinado aos índios que antes eram ensinados em Tupi, idioma que foi banido da América Portuguesa.
No aspecto educacional,Marquês de pombal promoveu profundas e importantes reformas, estabelecendo no País o Ensino Laico, fazendo a reforma da Universidade de Coimbra e o estimulo ao ensino superior em Portugal. A educação passoua ser controlada pelo Estado, e o currículo escolar foi totalmente unificado. Os Jesuítas acabaram sendo substituídos nas escolas por diretores apontados diretamente por Marquês de Pombal.
Eleconcedeu proteção aos Cristãos-novos. O objetivo era conseguir mais capital para o estado Português. Os Cristãos-novos, Judeus convertidos ao Cristianismo, eram donos de manufaturas e foram brutalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Reforma Pombalina
  • Reformas Pombalinas
  • REFORMAS POMBALINAS
  • Reforma da pombalinas
  • reformas pombalinas
  • Reformas pombalinas
  • As reformas pombalinas da educação
  • REFORMA POMBALINA NA EDUCACÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!