Manuel Bandeira [resumo]

Páginas: 2 (454 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Manuel Bandeira
Filho de Manuel Carneiro de Souza Bandeira e de Francelina Ribeiro de Souza Bandeira, Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho, nasceu no dia 19 de abril de 1886, na cidade deRecife, sendo esse último o lugar em que ele passou seus primeiros anos de vida, logo em seguida ele e sua família passam uma temporada de 2 anos em São Paulo, e posteriormente voltam para Recife.Depois de alguns anos, a família de Manuel resolver se mudar para cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, nosso autor cursou o secundário no externato do Ginásio Nacional, Colégio esse que hoje éconhecido como Pedro II, nele Manuel bacharelou-se em letras.
Mudou-se mais uma vez para São Paulo no ano de 1903, e se matricula na Escola Politécnica, pretendendo tornar-se arquitetura, e desempenhavaoutras atividades como desenho e pintura no turno oposto, além de ajudar na empresa em que seu pai era funcionário. Mas, logo teve que interromper seus estudos e suas atividades, pois foi acometidoe terrível tuberculose, e se afasta do cenário para poder se tratar.Com isso ele volta para Rio, pois o clima era favorável a sua melhora. Depois resolve se tratar em Clavadel, na Suíça e permanecelá por mais de um ano. Nesse curto período ele conhece Paul Éluard , que foi seu companheiro de sanatório.
Ele volta ao Brasil em outubro de 1914, e volta com todo gás, em 1996 ele publica “A cinzadas horas”, mas foi em 1919 com a publicação de “Carnaval” é que ele trona-se um dos pilares fundamentais para a formação do modernismo aqui no Brasil.
Em sua carreira ganhou diversos prêmios ehomenagens, por exemplo o prêmio da Sociedade Filipe de Oliveira por conjunto de obra, em 1937, e publica Poesias Escolhidas e Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Romântica. É eleito membro doConselho Consultivo do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
No dia 13 de outubro de 1968,morre o poeta Manuel Bandeira, no Hospital Samaritano, seu corpo foi sepultado no Mausoléu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manuel Bandeira
  • Manuel bandeira
  • Manuel Bandeira
  • Manuel Bandeira
  • Manuel Bandeira
  • Manuel Bandeira
  • Manuel Bandeira
  • Manuel bandeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!