Reforma Agraria

Páginas: 20 (4983 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2013
Roteiro: Introdução, Reforma Agrária nos dias atuais, diferenciação de acampamento e assentamento, Experiência da associação, Hierarquização de dados, um olhar critico sobre a realidade, Conclusão e referências bibliográficas.

Introdução: A proposta do presente trabalho é apresentar o fruto da experiência da Associação Sedes Sapientiae junto aos Assentados e Acampados do município deCaiapônia, oeste do estado de Goiás, no período de 17 a 27 de janeiro de 2010. Longe de possuir a estrutura e linguagem de um texto formal científico, trata-se de uma abordagem dialética, na qual são apontadas observações e posicionamentos, com o intuito de colaborar na construção de uma imagem pessoal daquilo que representa o movimento em prol da Reforma Agrária nos dias atuais. É o fruto de experiênciae práxis junto às famílias, realizada pela mesma associação citada acima, não o conjunto de orientações teóricas e validamente assumidas pelo meio científico e acadêmico.

Reforma Agrária nos dias atuais.
Falar em Reforma Agrária, nos dias atuais, é sinônimo de grande polêmica. Variadas são as posições tomadas por grande parte da população brasileira. Concordantes e discordantes. Contrários esimpatizantes. Vale destacar que o que, na maioria das vezes, é mal visto por um grande número de brasileiros é também a causa de esmero por parte de inúmeros pesquisadores oriundos das mais diversas partes do mundo. Diante disso, não seria o desinteresse de muitos efeitos colaterais da ausência de um apurado conhecimento da situação? Afinal, em que consiste tal movimento?
Com essa finalidade,eis que apresento o presente ensaio, fruto de uma rica experiência missionária, já dita como experiência de uma associação desvinculada a este trabalho escolar, que, não obstante, possibilitou as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de uma pesquisa que objetiva compreender qual a real situação dos movimentos em prol da Reforma Agrária em nosso país, donde se poderão descobrir quais são osseus autênticos limites, necessidades e vitórias. Uma coisa é certa: trata-se de uma realidade complexa e muito mais próxima de nós do que muitas vezes pensamos. Ora, talvez ainda sejam necessárias muitas alocuções em prol de colocar às claras quais são as verdadeiras necessidades de tal movimentação. O caminho é longo e árduo e muitos são os obstáculos que podem advir. Não bastam discursos quenão passem de meras elucubrações jogadas ao vento, do mesmo modo em que não será qualquer iniciativa concreta a garantia de salvação da pátria. Trata-se de uma ação que surja como fruto de uma eficaz contemplação. A isso se propôs por autonomia de uma terceira associação: contemplar a realidade que se apresenta, não com os olhos da crítica gratuita e excludente, nem mesmo que se preste a uma atitudeingênua e simplória, afinal não é vã a frase que nos impele: “Sede puros como as pombas e astutos como as raposas.” Na gratuidade da convivência, fazendo-se um no meio deles, torna-se possível a eficiente ação pastoral, única forma capaz de libertar e construir um Novo Reino; novos Céus e nova Terra.
Como lócus de nossa observação estiveram três comunidades, todas localizadas nas dependências domunicípio de Caiapônia, estado de Goiás. São elas: a comunidade do Assentamento Conquista a comunidade do Assentamento El Dourado dos Carajás e a comunidade do Acampamento Padre Ilgo Schneider. Nelas viveram um período de dez dias, os quais priorizaram a visita às famílias e os encontros específicos, com casais, jovens e crianças. O texto que segue, além de procurar apresentar, de maneira geral,em que consiste o movimento em favor da Reforma Agrária no Brasil, intenciona representar o fruto colhido após tão profícua convivência.
Diferenciação de Acampamento e Assentamento.
O que são os Acampamentos e em que se distinguem dos Assentamentos? Em primeiro lugar, um acampamento é formado por um grupo de pessoas, vinculadas ou não a movimentos sindicais, que possuem entre si um mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma agraria
  • Reforma agraria
  • Reforma Agraria
  • Reforma agraria
  • reforma agraria
  • Reforma Agrária
  • Reforma Agrária
  • Reforma Agrária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!