REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
REFLEXÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANDREA DALVA VENANCIO GRANATO
WESLAINY CAMPOS

Antes de estudarmos o que é cuidar e educar vamos voltar um pouco no passado, com a revolução industrial, veio a necessidade das mulheres deixarem suas casas para irem trabalhar e obterem um papel na sociedade, porém a preocupação era, onde deixariam suascrianças?
Foi então que começaram a surgir as primeiras creches, onde quem tinha a responsabilidade das mesmas era os donos de fábricas, as crianças recebiam assistência com o cuidado da alimentação, higiene e prevenção de acidentes, passado algum tempo o pedagogo Pestalozzi percebeu que havia uma necessidade em ampliar as creches de uma maneira diferenciada, onde as mesmas teriam atividadespedagógicas proporcionando as crianças o conhecimento nas áreas com artes, música, geografia, matemática, e outras, não esquecendo é claro do cuidado com as crianças.
Umas das discussões mais importante dentro da democratização da sociedade brasileira, seria sobre a importância de uma finalidade pedagógica para a educação infantil. A educação compensatória, termo originado durante a RevoluçãoIndustrial, foi usada em geral na pré-escola, era definida como “Conjunto de medidas políticas e pedagógicas visando compensar as deficiências físicas, afetivas, intelectuais e escolares das crianças das classes cultural, social e economicamente marginalizadas, assim elas, poderiam estar se preparando para um trabalho e tendo em mente a ascensão social”.
A educação básica ou educação preparatória,tinha a função de desenvolver a harmonia do corpo e do espírito, destaca, a necessidade das crianças na educação infantil, de realizarem atividades psicomotoras, visando a preparação para a aprendizagem de leitura e da escrita.
A palavra cuidar é abrangente, você cuida quando busca compreender as necessidades pedagógicas desta criança respeitando suas individualidades, o cuidar precisa considerar,principalmente as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. Educar e Cuidar nos transporta para um profundo estudo, para não confundirmos o cuidar apenas com o zelar pela higiene, o cuidar e o educar são indissolúveis, caminham juntos para um mesmo ideal, o bem estar físico e cognitivo, sendo queesta relação pode ser abordada a partir de diferentes pontos de vista.
Aqui no Brasil assim como na Europa ocorre do mesmo modo entre tanto de uma forma lenta. Através da Constituição Federal de 1988 e outros documentos, passaram a colocar a responsabilidade da educação para o poder publico, assim com a constituição veio o ECA e a LBD que colocam a educação infantil como primeira etapa paraeducação básica.
Para algumas instituições ou profissionais de Educação Infantil, as atividades mais ligadas aos aspectos corporais e biológicos da educação como a higiene, a alimentação, descanso e outras, são tarefas de cuidado, enquanto as tarefas que “mexem com a cabeça”, como pintar, desenhar, fazer experiências em ciências ou elaboraram um texto coletivo, são tarefas educativas. Algumasinstituições ainda acham que as (os) educadores/auxiliares devem apenas cuidar da criança, e que os (as) professores eduquem.
Visão como esta, fortalece a imagem de separação e não integração do corpo/mente, educar/cuidar. Com isso, essa divisão de responsabilidades promove a discriminação social entre os profissionais da educação, o que hoje seria inaceitável, pois todos recebem o mesmo recurso paraestarem atualizados à educação atual.
Não podemos cuidar das crianças das sem educá-las, como também não podemos educar sem cuidar das mesmas, se temos preocupação em educá-las, é porque as crianças inspiram certos cuidados, sempre focando, que estes dois aspectos dentro da educação infantil, se fundem num só, ou seja, não acontecem isoladamente. Portanto, o cuidar-educar não pode ser pensado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • uma reflexão sobre o papel do professor na educação infantil
  • Reflexão sobre o brincar infantil
  • uma reflexão sobre o stress infantil
  • Reflexão sobre escuta infantil
  • Reflexão sobre a educação dos filhos
  • Reflexão sobre trabalho e educação
  • Reflexão sobre a educação para todos
  • banner educação infantil reflexao e ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!