Negros que fizeram historia

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
Trabalho de História

Joaquim Barbosa
Nascido de família pobre foi sozinho para Brasília aos 16 anos de idade,  onde conseguiu um emprego no Correio Brasiliense e terminou seu ensino médio em instituição pública. Bacharel em direito pela Universidade de Brasília, onde também obteve mestrado em Direito do Estado. Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, eposteriormente aprovado no concurso para procurador da república. Sendo fluente em  francês, inglês, alemão e espanhol, foi ainda estudar na França, onde obteve mestrado e doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris. Indicado por Lula como ministro do STF em 2003, foi escolhido este ano como o primeiro negro à presidir o Supremo Tribunal Federal brasileiro. Tem atualmente ganhado admiração dasociedade.

Machado de Assis
Foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator doseventos político-sociais de sua época. Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânimeda Academia Brasileira de Letras. Sua influência literária é notável, tanto no Brasil como mundialmente.

Rosa Parks
Foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no autocarro, ou ônibus, a um branco, tornando-se o estopim do movimentoque foi denominado Boicote aos Autocarros de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista. Foi uma militante dos direitos dos negros, recebendo diversas homenagens, em vida e póstumas. Servindo ainda de inspiração pela luta da igualdade em todo mundo e para os discursos de Martin Luther King.


 

Barack Obama
Primeiro presidente negro dos Estados Unidos,Barack Obama, já tinha uma carreira política de sucesso antes de eleito, sendo o único senador afro-americano na legislatura anterior. Graduado em ciências políticas, Obama foi senador pelo estado de Illinois. Foi ainda o detentor do nobel de paz de 2009. Em 2010 foi eleito a segunda pessoa mais poderosa do mundo pela revista Forbes, já tendo ocupado o 1º lugar anteriormente.
 Martin Luther KingJr.
Natural da cidade de Atlanta, nascido em 15 de janeiro de 1929, foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Um ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de suacarreira. Liderando várias marchas e manifestações que culminaram em seu famoso discurso em Washington: ”I Have a Dream”. Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, alienando muitos de seus aliados liberais com umdiscurso de 1967 intitulado “Além do Vietnã”. King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e a Medalha de Ouro do Congresso em 2004; Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.

Nelson...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negros e história
  • historia dos negros
  • Negros e índios: tem história e histórias
  • o começo da historia dos negros
  • Tragetória do negro na história do Brasil
  • Negros na história de monteiro lobato
  • História do negro na educação
  • História do negro no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!