Refletindo sobre o saber e o fazer docente

Páginas: 12 (2872 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ INGLÊS


EVA LERMEN
SIRLENE SOARES











REFLETINDO SOBRE O FAZER E O SABER DOCENTE













São Leopoldo
2014





EVA LERMEN
SIRLENE SOARES










REFLETINDO SOBRE O FAZER E O SABER DOCENTE


Artigo apresentado para adisciplina de Planejamento e Organização da Ação Pedagógica para o curso de Licenciatura em Letras: Português/ Inglês da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS a ser entregue à professora Dr.ª Nara Eunice Nörnberg.







São Leopoldo
2014
REFLETINDO SOBRE O FAZER E O SABER DOCENTE


Alunas: Eva Lermen; Sirlene Soares
Professora Dr.ª Nara Eunice Nörnberg

Resumo: O presentetrabalho tem o objetivo de trazer conceitos sobre os saberes docentes de grandes mestres da educação como, Tardif, Larrosa, Freire e Shor, e apresentar algumas de suas colaborações para a formação docente como, a visão de cada um, no que divergem e no que se identificam sobre as questões educacionais. Jorge Larrosa denota uma visão antropológica, quanto aos saberes docentes, quando aborda osujeito da experiência, Tardiff, por sua vez, esboça a problemática do saber docente, com questões como “que saber é esse?”. Paulo Freire e Ira Shor dialogam sobre uma educação libertadora, mas o fato é que todos eles, através de suas pesquisas e reflexões, têm como único objetivo, a excelência no ensino/aprendizagem para com isso dar voz, senso crítico e autonomia ao educando e tornar o professormediador do conhecimento. Assim, com esses conceitos analisados e abordados em aula, queremos também, evidenciar nossa compreensão sobre o assunto para que, com a visão destes grandes nomes da educação, possamos, como futuros professores, dar a nossa contribuição à educação e colaborar com uma definição mais próxima do que estes autores tanto defenderam e almejaram.


Palavras chave: Saber.Educação. Formação docente

1 INTRODUÇÃO

A educação é uma área, na qual, realiza-se um grande número de pesquisas, discussões e reflexões e isso se dá em diversos contextos. Órgãos competentes, educadores e especialistas estão cada dia mais preocupados com os conteúdos e a metodologia de ensino que estão sendo incorporados nas salas de aula. Este artigo foi desenvolvido a partir da leitura de algunstextos, de grandes autores da área educacional, e tem como finalidade apresentar alguns conceitos que eles abordam, como tais são transmitidos ao corpo docente e como devem ser postos em prática para contribuir com uma melhora significativa no âmbito escolar e na formação dos que irão assumir este relevante papel.

Para contextualizar, é necessário mencionar que o tema central do artigo é aformação docente e a partir dos textos lidos pode-se identificar como esta se dá, como é adquirida, para relacionar e saber como é vista na atualidade, se os professores dispõem de uma formação integral ou se esta está fragmentada de maneira que separe ética e moral do conteúdo, se essa formação é obtida somente através das instituições de ensino ou quais seriam os outros elementos que ajudam aconstruir essa formação.
Diante de tais conceitos apresentados, o objetivo é promover uma reflexão crítica sobre o assunto, agregar resultados e instigar outras pesquisas na área de formação docente, da educação, para uma melhora qualitativa e eficaz de métodos de ensino/aprendizagem.

2 DESENVOLVIMENTO

Os textos estudados que fundamentam teoricamente este artigo são: Notas sobre a experiência e osaber de experiência (LARROSA, Jorge) Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (TARDIFF, Maurice) e Medo e Ousadia: O cotidiano do professor (FREIRE, Paulo e SHOR, Ira). Os autores abordam assuntos relacionados à educação de maneira esclarecedora e argumentam posicionando-se a favor de uma educação construída mutuamente, ou seja, produzida por ambos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Que habilidades os autores propõe, para a formação docente em Ciências, com relação ao ‘saber” e...
  • Formação de professores alfabetizadores: reflexões sobre os saberes docentes
  • Breve resumo sobre: saberes docentes e formação profissional
  • saberes docente
  • Saberes docentes
  • Saberes docentes
  • o saber docente
  • o saber docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!