Redação Deficiênca multipla

718 palavras 3 páginas
DEFICIÊNCIAS MULTIPLAS
Entende-se por deficiências múltiplas a associação de duas ou mais deficiências: mental/visual/auditivo/física, comprometendo e/ou atrasando o desenvolvimento global da criança. Dificultando a aprendizagem e sua autonomia enquanto pessoa.
Trabalhar com pessoas com múltiplas deficiências requer um compromisso no que se refere à autonomia da criança ou adolescente. É necessário buscar atividades funcionais que favoreçam o desenvolvimento da comunicação, das interações sociais, levando em conta as potencialidades do aluno. Através das tecnologias assistivas pode-se criar alternativas que permitam ao aluno com deficiência fazer parte do processo de ensino-aprendizagem.
Nossa sociedade cobra a perfeição não se importando muito com a acessibilidade, por exemplo, a arquitetura que não aprendeu projetar as rampas de acesso, os banheiros adaptados... .
Além das barreiras físicas (escadas, degraus, buracos), existe o pré-conceito: conceito antes de conhecer algo, o famoso PRECONCEITO.
Em pleno século XXI ainda encontramos pessoas que tem grande dificuldade em perceber que as deficiências física, sensorial, (visual e auditiva) ou intelectual (mental) não são sinônim de incapacidade. E o mais triste do é constar que no meio educacional também ocorre esse tipo de pensamento e atitude.
No Brasil a Constituição Federal de 1988 relata que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho. A escola, por sua vez, tem como obrigação atender a todo seguindo os princípios de igualdade, A negação de matrícula para alunos com deficiência, segundo a lei 7.853/89: ‘’Constitui crime punível com reclusão e multa: recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou

Relacionados