Reda O Hist

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Irei dividir a abordagem da antiguidade oriental em duas etapas, numa primeira etapa abordarei o modo de produção asiático, que é uma forma de mostrar o contexto de civilização, destacando suas principais características. Depois, feito essa definição, partirei para a análise de cada uma das civilizações.
Iniciando pelo modo de produção: coloco algumas características básicas para ascivilizações, a primeira delas: são chamadas de sociedades hidráulicas, ou sociedades de regadio. Elas precisavam de rios para o seu desenvolvimento, precisavam de recursos hídricos para o desenvolvimento da agricultara (principal atividade de subsistência). Destacando um ponto importante, não haveria civilizações sem o desenvolvimento da agricultura irrigada, por tanto, a formação das primeiras civilizaçõesestá ligada a revolução neolítica e o sedentarismo dos primeiros grupos humanos às margens dos principais rios da região: O rio Nilo que dá origem ao Egito, o Tigres, o Eufrates da famosa Mesopotâmia e o rio Jordão na Palestina. Esse conjunto de rios estão próximos numa região pequena, forma uma região conhecida como “o crescente fértil”, a região que ofertava recursos hídricos e terras férteispara o desenvolvimento da agricultura. As principais obras construídas por essas civilizações eram canais de irrigação, obras de importância fundamental para a sobrevivências. Agora que localizei essas civilizações, vou definir como seriam os seus estados.
Esses estados dependiam muito da religião, não existia uma separação entre religião e política, por tanto eles eram estados teocráticos. Osgovernantes estavam diretamente ligados a religião, a religião servia de um elemento justificador do poder político. Exemplo do Faraó, o representante de um Deus vivo na terra, o poder dele deriva da religião. Uma única pessoa simboliza o poder político, sendo um governo despótico. Os estados agora observam um grande contingente de pessoas, não cabe o direito oral, pois as leis faladas podem sealterar muito rapidamente e perder sua objetividade. E os estados passam a adotar a escrita como elemento fundamental para a produção de ler, por tanto são estados burocráticos (buro: escrita, cracia: governo). Estados com leis escritas. Em estados burocráticos o domínio da escrita/leitura é fundamental para a produção de leis.
A economia desses povos, basicamente, a partir da agricultura irrigada elesdesenvolvem ouso da terra. A terra pertencia ao estado, por tanto a força de trabalho que colocava a terra em pleno funcionamento, era todos aqueles que habitavam os estados, trabalha de forma compulsória para o estado. As pessoas trabalham e parte do que produziam era pago ao estado na forma de corveia real e o estado administrava toda essa economia de forma centralizada. Ressaltando que: nãoera escravo a base da mão de obra, existiam sim escravos, mas no número reduzido. A massa de trabalhadores, era conhecidos como servos.
A primeira região abordada será a Mesopotâmia, que era composta por 5 povos que existem numa ordem cronológica. Vou citar os principais. O primeiro dele os sumérios, surgem no vale da Mesopotâmia, eram considerados a civilização mais antiga da região do crescentefértil. Eles desenvolvem uma característica fundamental para a cultura mesopotâmica, a chamada escrita cuneiforme, uma escrita com caracteres em forma de cone que não possuía um valor fonético.
Os fenícios, no norte da Palestina sem recursos hídricos, numa região onde tinham praia, areia e ao norte uma floresta gigantesca de cedros libaneses. Que cortam essas arvores, constroem barcos e saem anavegar pelo mar mediterrâneo. Por tanto, os fenícios formam uma grande exceção ao império teocrático de regadio, desenvolvem um comércio marítimo como principal atividade econômica, eles não desenvolvem uma agricultura de regadio, não se caracterizam como sendo uma sociedade hidráulica. Formando uma talassocracia, um governo comandado pela elite de comerciantes marítimos. E por fim, desenvolvem o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reda O Hist Ria Do Rock
  • Reda O
  • Reda O
  • REDA O
  • REDA O
  • REDA AO
  • REDA O
  • Reda O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!