Recenção crítica de "discurso sobre a origem e fundamentos da desigualdade entre os homens"

2479 palavras 10 páginas
Introdução
Neste trabalho final de Seminário de Estudo Orientado III, para elaborar a recenção crítica, escolhi o livro “Discurso sobre a origem e fundamentos da desigualdade entre os homens”.
Esta obra foi escrita por Rousseau com o objectivo de responder à questão proposta pela
Academia de Dijon “Qual é a origem da desigualdade entre os homens e se é autorizada pela lei natural.” Em resposta, Rousseau divide o livro em duas partes, sendo que na primeira o homem é analisado, tanto em seu estado natural, como civilizado e, na segunda, é defendida a ideia de que as desigualdades têm origem no estado de sociedade.
Com esta resenção pretendo realizar um resumo acerca da obra e salientar alguns aspectos que me pareceram mais importantes para a teoria de Rousseau presente neste livro, e ainda reflectir acerca de tais aspectos.
Optei por este livro por ter um tema que me agrada, e por possuir uma perpectiva que creio ser marcada pela divergência entre os seus contemporâneos e entre os de hoje. Para além disso, também optei por este por considerar bastante interessante e plausível a teoria de Rousseau acerca da origem da desigualdade entre os homens.
Iniciarei o trabalho com o resumo das partes constituintes da obra e, de seguida, tecerei considerações acerca das questões que surgiram ao longo da minha leitura.
Ao longo do texto colocarei notas de rodapé que farão referência a algumas críticas feitas por Voltaire e Philopolis nas suas cartas e respectivas respostas de Rousseau, e outras com opiniões acerca de tais ideias.

Resumo da obra
Em primeiro lugar Rousseau faz uma “Dedicatória à República de Genebra” afirmando possuir esta um equilíbrio entre a igualdade que a natureza instaurou nos homens e a desigualdade que estes instruíram. Afirma que esta concorre proximamente da lei natural com a manutenção da ordem pública, preservando a felicidade dos particulares. É uma República onde o povo é soberano, o que é correcto já que ambos têm de ser a

Relacionados