Reações de oxireduções

821 palavras 4 páginas
ESTUDO DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO EMPREGANDO ESPECTROSCOPIA NA REGIÃO DO VISÍVEL

Clotilde Otília Barbosa de Miranda-Pinto (PQ); Cristina Amaral Calixto (IC); Edward de Souza (PQ)

Enquanto o acompanhamento qualitativo de reações de oxirredução é, facilmente, realizado a olho nu, pela deposição e aposição do metal no cátodo, o acompanhamento quantitativo das mesmas não é facilmente alcançado.
Este último envolve, normalmente, a determinação precisa da massa do cátodo antes do início do processo, a determinação da massa do mesmo após certo tempo e a coleta e determinação da massa do metal depositado sobre ele.
Assim sendo, um método que permita o acompanhamento da reação através do aparecimento / desaparecimento de um íon na solução é bastante desejável.
OBJETIVO
Desenvolvimento de um método simples e reprodutivo de acompanhamento quantitativo de reações de oxirredução utilizando métodos espectroscópicos.
MÉTODOS
Foram estudadas as reações de oxirredução envolvendo o íon cobre (II) e os metais ferro e zinco. O acompanhamento das reações se deu empregando um espectrofotômetro HITACHI U-2010.
Uma solução matriz de sulfato de cobre pentaidratado foi preparada, e utilizada para a obtenção de padrões de concentrações variando de 0,1 mol/L a 0,5 mol/L e para a determinação de uma curva de calibração, em l= 670nm.
A reação entre o íon cobre (II) e o ferro foi estudada colocando-se em um bequer a solução matriz e adicionando-se, alternativamente, ferro em forma de barra, de aparas e de lã de aço. Alíquotas da solução foram retiradas em intervalos regulares e analisadas no comprimento de onda preestabelecido.
Os resultados obtidos foram interpolados na curva de calibração determinando-se desta forma a concentração de cada alíquota.
O mesmo procedimento foi seguido para o estudo da reação entre o cobre (II) e o zinco, na forma de barra.
RESULTADOS
A curva de calibração apresentou uma relação linear, A = 2,665.c – 0,254, com r =0,9998, indicando, portanto,

Relacionados

  • Quimica organica- bioquimica
    1141 palavras | 5 páginas
  • Enzimas Em Detergentes
    6998 palavras | 28 páginas