REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS GLICÍDEOS: REAÇÃO DE MOLISCH, REAÇÃO DO FENOL-SULFÚRICO E REAÇÃO DE SELIWANOFF

1422 palavras 6 páginas
Introdução Os glicídeos podem ser caracterizados por uma série de reações de coloração. Estas reações estão baseadas no princípio de que os ácidos fortes desidratam os glicídeos, dando origem à aldeídos cíclicos (furfural ou derivados) que podem combinar com diversos fenóis, dando origem a compostos corados. Por conseguinte, os reativos utilizados nas reações coradas devem conter, geralmente, um ácido forte e um fenol.
Os monossacarídeos são os mais simples com uma única unidade de poliidroxialdeído ou cetona, assim não podem ser hidrolisados. São exemplos glicose, ribose, desoxirribose, gliceraldeído. Encaixam-se na fórmula empírica (CH2O)n e são chamados de oses. Em soluções aquosas, as aldotretoses e todos os monossacaridios com mais de cinco carbonos na cadeia se tornam cíclicas (anel) por meio de uma ligação covalente entre o grupo carbonila com algum oxigênio das hidroxilas da cadeia formando hemiacetais, no caso de aldeído, ou hemicetais, no caso de cetona. Na ciclização é adequado usar as formulas de projeção de Haworth por ter um desenho em perspectiva, assim os anéis com cinco carbonos são chamados de furanose por se assemelharem ao furano, e os de seis carbonos de piranose, por se assemelharem ao pirano (CAMPBELL, 2001).
O reagente de molisch (solução alcoólica de α-naftol a 5%) sob a ação do ácido sulfúrico concentrado, os glicídios formam o composto furfural ou os seus derivados. Essas substâncias condensam-se com o α- naftol e produzem um composto de cor violeta, mostrando que a reação deu positiva para a presença de glicídios, embora não sendo específica, pois se processa com outras substâncias. A reação de Seliwanoff (resorcinol diluído em ácido clorídrico) diferencia aldose de cetose, formando um composto avermelhado para a função cetose (reação positiva). É bastante comum a utilização de ácidos fortes tais como: ácido clorídrico e ácido sulfúrico concentrado para a hidrólise de glicídeos do tipo oligossacarídeos e polissacarídeos, para

Relacionados

  • relatorio de bioquimica
    3550 palavras | 15 páginas
  • Relatorio Bioquimica
    3886 palavras | 16 páginas