RDYDSFH

1696 palavras 7 páginas
Um termômetro (português brasileiro) ou termómetro (português europeu) é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. 1 É um instrumento composto por uma substância que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.2

Índice [esconder]
1 História
2 Temperatura
3 Medida da temperatura
4 Escalas termométricas
5 Alguns exemplos de termômetros
5.1 Termômetro bimetálico
5.2 Termômetro de gás
5.3 Termômetro de infravermelho
5.4 Termômetro de máxima e mínima
5.5 Termômetro de mercúrio
6 Termômetros através do tempo
7 Ver também
8 Referências
História[editar | editar código-fonte]
Atribui-se a invenção do termômetro ao matemático, físico e astrônomo Italiano Galileu Galilei. Em 1592 usando um tubo invertido, com água e ar, criou uma espécie de termômetro no qual a elevação da pressão exterior fazia com que o ar dilatasse e, em consequência, elevava o nível da água dentro do tubo.

Inicialmente se fabricavam os instrumentos com base na dilatação, com preferência nos materiais com elevado coeficiente de dilatação, assim com o aumento da temperatura, mesmo sendo pequeno, sua variação no comprimento era facilmente visível.

Temperatura[editar | editar código-fonte]
A noção de temperatura é antiga, nasce da ideia de senso comum de medir quão "frio" ou "quente" está um corpo em diferentes estados térmicos.

Medida da temperatura[editar | editar código-fonte]
A temperatura é a medida através do grau de agitação das moléculas de um sistema, sendo assim não podemos medi-lá diretamente, precisamos estabelecer padrões observando as alterações dos objetos analisados, como os efeitos da dilatação térmica e a resistência elétrica.

Escalas termométricas[editar | editar código-fonte]
Uma escala termométrica é definida por conjunto de valores atribuídos a um mesmo corpo em diferentes temperaturas, mediante a correspondência de uma equação termométrica ou uma lei de dependência.

A

Relacionados