iko0o9içp

974 palavras 4 páginas
Na batalha de alcácer Quibir foi o maior desastre da história militar portuguesa, não só pela morte dos militares envolvidos, mas também pela morte do rei D. Sebastião. A derrota da batalha levou ao fim 2ª dinastia portuguesa dando assim, uma crise dinástica em 1580. Isto levou a que Portugal perdesse o trono para a Espanha durante 60 anos.
Sebastião nasceu em lisboa, no ano 1554 e morreu na batalha alcácer Quibir em 1578.
Sebastiao era neto de dom joao 3 e sucedeu ao trono logo depois da morte do seu avô. Com a morte de seu pai, o nascimento de D. Sebastião era muito esperado pelo povo, pois havia a possibilidade de a coroa ser herdada por outro neto de D. João, D.Carlos.
No ato dois acontece no palácio que era de d.joao de Portugal, em que maria tem curiosidade de saber quem são 3 senhores que pertencem aquele retrato e então dirige-se a telmo
Assim sendo, na cena I o principal assunto é a conversa de Maria com Telmo, a conversa centra-se no interesse de Maria pelos 3 retratos que se encontram na sala, e "sabendo" já que um deles é D. João, primeiro marido de sua mãe, pretendendo que Telmo o confirme. Quanto a Madalena encontra-se doente a 8 dias, já Manuel de Sousa está escondido. Os sinais indiciam o desenlace na primeira cena é a citação de Maria dos primeiros versos da novela trágica "Menina e Moça" também a causa de doença de Madalena, já o retrato de Manuel Coutinho, que ordem no incêndio, parece substituído pelo retrato de D. João, iluminado por uma tocha quando entrou no seu palácio, sendo um "prognóstico" falar de uma pedra, maior que esta perto.

Relativamente à cena II e à cena III o assunto é o mesmo, sendo que Manuel de Sousa, de visita a casa revela a Maria a identidade da personagem representada no quadro tece grandes elogios a D. João de Portugal. Por em, nos sinais que indiciam o desenlace, nestas duas cenas são diferentes.

Assim, na cena II Maria contínua febril é "sabe tudo".

Na cena III Manuel Coutinho diz a Maria que aquela casa

Relacionados