RACISMO NA ESCOLA

Páginas: 28 (6920 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014










RACISMO NA ESCOLA





INTRODUÇÃO
O Brasil adiou ao Máximo o dever de libertar os africanos e seus descendentes escravizados. Carregamos a desprezível marca de ser a ultima nação a abolir a escravidão. Lutamos ainda hoje para que tenhamos uma democracia. O Brasil é um país composto por várias etnias: europeus, africanos, índios e outros povos que compõem a sociedadebrasileira. O racismo no Brasil, mesmo velado, ainda está presente em nossa sociedade.
"Devido a processos históricos, resumidos na escravidão", revela-se "O peso da exploração negra é inegável na nossa cultura. Além disso, após a sanção da Lei Áurea, os escravos ficaram à margem da sociedade, não houve políticas de inserção desse grupo. Por isso, os negros sofrem duplo preconceito: o social e oeconômico" analisa Carlos Francisco da Silva Júnior.
Esse fardo carregado na História brasileira obviamente reflete na nossa educação.
Mesmo sendo difícil de ser enxergado, o tema veio à tona recentemente na imprensa brasileira através de dois casos: a discussão na câmara sobre a constitucionalidade das cotas para negros e o psicanalista que xingou uma mulher em um shopping de "orangotangoafricano". "A importância da escola no meio disso tudo é que ela é um espaço de reprodução de comportamento; se a criança aprende a ser racista na aula, ele reproduz tal conduta fora dela", complementa o diretor nacional de Ensino Superior do SEB.
Por isso, a escola tem que ser um espaço exemplar, um lugar onde a intolerância não só deve ser proibida, porém entendida como algo sem sentido eprejudicial ao funcionamento da sociedade. O racismo deve ser cada vez mais restringido, principalmente em um local essencial como as salas de aula. Até que ele fique cada vez mais restrito à mente dos preconceituosos, chegando ao estágio em que ele não faça mais sentido.
Nas escolas, o racismo se expressa de múltiplas formas: negações das tradições africanas e afro-brasileira; dos nossos costumes; negaçãoda nossa filosofia de vida; de nossa posição no mundo; da nossa humanidade. A vida escolar brasileira é composta por várias histórias, diferentes famílias, cada um com sua peculiaridade, o que proporciona ao professor uma interação com os alunos, onde se  pode  criar um processo didático interativo em que um aprende com o outro. Porém, na maioria das vezes, isso acaba não acontecendo.
Outrofator que tenta silenciar as diferenças culturais existentes na escola é o mito da democracia racial, em que são apresentados alunos de culturas diferentes como se fossem iguais o que acaba contribuindo negativamente para a preservação da riqueza cultural brasileira. A escola se abre para a diversidade racial e cultural, para as realidades diferentes vividas por seus usuários, ou corre o risco defossilizar-se e tornar cada vez mais intenso o seu papel de produtora e reprodutora de desigualdades sociais, discriminações, preconceitos, enfim, de racismo.
A família também é um fator predominante na questão da discriminação, muitas vezes, quando a criança comenta sobre uma situação de racismo sofrido por ela e os pais dão pouca importância ou nem acreditam, isso acaba gerando um mal-estar nacriança.
O principal foco desse trabalho será observar os efeitos da discriminação racial no desenvolvimento escolar do aluno. Serão observadas as características históricas e sociais, o ambiente escolar, livros didáticos e trabalhos em geral que abordam esse assunto.
Trata-se de um estudo que tem como objetivo geral, verificar como a discriminação racial afeta o aluno em seu ambiente escolar,constatar se o racismo prejudica ou não a aprendizagem do aluno e posteriormente sua vida social. Nesse sentido a pesquisa se preocupará em verificar se a discriminação racial realmente está presente no ambiente escolar; observar os vários tipos de discriminações e suas possíveis causas; avaliar quais tipos de discriminação pode ser prejudicial no desenvolvimento cognitivo do aluno; entender o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O racismo na escola
  • Racismo nas escolas
  • trabalho racismo nas escolas sociologia
  • superando o racismo na escola
  • Superando o racismo na escola
  • Resumo do livro Superando o Racismo na Escola
  • Resenha do livro "Superando o Racismo na Escola"
  • UMA BREVE VISÃO DO RACISMO AFRO-BRASILEIRO DENTRO DA ESCOLA BÁSICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!