psicologia da saude

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O QUE É A PSICOLOGIA DA SAUDE
Psicologia da saúde é um subcampo da psicologia que aplica princípios e pesquisas psicológicas para melhoria, tratamento e prevenção de doenças. Tema fundamenta da psicologia da saúde: fatores que interagem para determinar a saúde. Suas áreas de interesse incluem condições sociais (como disponibilidade de serviços de saúde), fatores biológicos (como a longevidade dafamília e as vulnerabilidades hereditárias como certas doenças) e até mesmo traços de personalidade (como o otimismo), com a tentativa de buscar o bem-estar global. É um campo relativamente novo que irá desempenhar um papel fundamental para enfrentar os desafios para a saúde do mundo para os próximos séculos.
A psicologia da saúde, que tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e àprevenção da doença, resulta da integração das contribuições específicas de diversas áreas do conhecimento psicológico (psicologia clínica, psicologia comunitária, social, psicobiologia) que tinham por objetivo a promoção de saúde e a prevenção em todos seus níveis.
Matarazzo (1980, 1982) apresentou uma definição desse novo ramo da psicologia, na qual fica evidenciada a necessidade de ampliar acompreensão dos aspectos psicológicos implicados na prevenção, na gênese e no tratamento das doenças. A Psicologia da saúde é entendida enquanto campo agregador dos conhecimentos educacionais, científicos e profissionais da Psicologia voltados à promoção, manutenção, prevenção e tratamento do fenômeno saúde-doença num contexto de contínua reflexão acerca das questões econômicas e politicas a elerelacionadas.
Johnston e Kennedy (1998) definem a Psicologia da saúde como o estudo dos processos psicológicos e comportamentais na saúde, enfermidade e cuidados com a saúde. A saúde pode ser definida a partir de duas correntes de personalidade, que a Psicologia da saúde vem para mudar o padrão do modelo biomédico de atenção à saúde para o modelo biopsicossocial.
O modelo Biomédico, que tem sidodominante no mundo ocidental, trás referencia de que ter saúde é não estar doente. As centralidades das atenções vão diretamente as manifestações biológicas, onde o poder fica concentrado nas mãos de médicos, buscando sempre a cura da doença e não a promoção da saúde. Apesar de doenças poderem causar transtornos psicológicos, não são capazes de causa-los, de acordo com esse posicionamento. Mente ecorpo são duas entidades consideradas separadamente.
O modelo Biopsicossocial compreende a saúde como fruto de uma combinação de vários fatores, incluindo características biológicas, fatores de comportamento e condições sociais. Inclui a participação e a integração de vários profissionais da área da saúde, visando o ser humano como o todo, e não apenas a doença. O atual conceito de saúde propostopela Organização Mundial da Saúde inclui o bem-estar físico, mental e social, e valoriza a percepção pessoal e subjetiva do indivíduo como um fator fundamental a ser considerado (WHO, 2004).
No que se refere à saúde, portanto, existe a mudança de enfoque do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial, que vai da fisiologia individual à cultura, das intervenções individuais às politicas publicas,de prevenção primária aos cuidados paliativos (Smith, Kendall & Keefe, 2002). No entanto, para López-Roig, Pastor e Neipp (2003), o modelo biomédico segue sendo o paradigma dominante na área da saúde, apesar das mudanças ocorridas nos últimos anos, e, com ele, os avanços biomédicos são vistos como os únicos responsáveis pelas mudanças em saúde, para muitos profissionais.
O fortalecimento daPsicologia da saúde estimula o desenvolvimento de: concepções biopsicossociais sobre saúde e adoecimento; conhecimentos e técnicas que permitam intervir para a promoção, manutenção, prevenção e tratamento da doença; e competências para a inserção interdisciplinar da Psicologia em realidades sócio institucionais cada vez mais complexas.
Ao privilegiar um enfoque clinico-preventivo e psicossocial, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia na saude
  • Psicologia da saude
  • psicologia da saude
  • psicologia da saúde
  • psicologia da saúde
  • Psicologia da saúde
  • Psicologia e Saúde
  • Psicologia da saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!