qwert

Páginas: 3 (551 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014
Introdução teórica

Lei de Hooke

O físico inglês R. Hooke (1635-1703), apercebeu-se que o comportamento mecânico de uma mola, obedece a uma lei muito simples. Este descobriu que quanto maiorfosse o peso de um corpo suspenso a uma das extremidades de uma mola (e a outra extremidade era presa a um suporte fixo) maior era a deformação sofrida pela mola. Analisando outros sistemas elásticos,Hooke verificou que existia sempre proporcionalidade entre força deformantes e deformação elástica produzida. O físico traduziu tudo numa lei, que hoje é conhecida como Lei de Hooke : uma mola,quando sofre uma elongação que diminua ou aumente o seu comprimento, ela regressará ao seu comprimento original exercendo uma força de intensidade proporcional à deformação. Para tal estabeleceu umaequação:

A variável x representa a elongação a partir do comprimento de equilíbrio, e k é uma constante que caracteriza a dureza da mola em estudo, e vai depender do material de que é feito.
O sinalnegativo da fórmula acima representada, indica que a força elástica tem sentido contrário ao da elongação.

Energia potencial elástica

Define-se 'energia potencial elástica' a energia potencial deuma corda ou mola que possui elasticidade.
Se considerarmos que uma mola apresenta comportamento ideal, ou seja, que toda energia que ela recebe para se deformar ela realmente armazena, podemosescrever que a energia potencial acumulada nessa mola vale:




Energia potencial gravítica

A energia potencial gravítica, consiste na energia armazenada num corpo ou sistema como consequência dasua posição e que pode ser transformada noutros tipos de energia (como a cinética, que os corpos em movimento possuem).
A energia potencial gravítica surge devido à posição relativa de um corpo emrelação a outro. A interação de um corpo com a Terra constitui uma fonte de energia que armazena energia potencial gravítica, cuja expressão matemática é:


Conservação de energia

Uma força...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • qwert
  • qwert
  • Qwert
  • qwert
  • Qwert
  • qwert

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!