Quinta disciplina

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
ACABANDO COM A GUERRA ENTRE O TRABALHO E A FAMÍLIA

COMO PODE A APRENDIZAGEM E O DOMÍNIO PESSOAL FLORESCEREM NO TRABALHO E NO LAR?



EM 1990, UMA MATÉRIA DE CAPA DA REVISTA FORTUNE, INTITULADA "POR QUE OS EXECUTIVOS NOTA DEZ TIRAM ZERO COMO PAIS"?
OBSERVAVA QUE FILHOS DE EXECUTIVOS BEM-SUCEDIDOS SÃO MAIS PROPENSOS A SOFRER DE UMA GAMA DE PROBLEMAS EMOCIONAIS E DE SAÚDE DO QUE FILHOS DEPAIS " MENOS BEM-SUCEDIDOS".


POR EXEMPLO, UM ESTUDO EM ANN ARBOR, MICHIGAN, REVELOU QUE 36 POR CENTO DOS FILHOS DE EXECUTIVOS PASSAVAM POR TRATAMENTO PSIQUIÁTRICOS OU CONTRA USO DE DROGAS, VERSUS 15 POR CENTO DOS FILHOS DE NÃO- EXECUTIVOS DAS MESMAS EMPRESAS.
O AUTOR CHEGOU A CITAR AS LONGAS JORNADAS DE TRABALHO DOS EXECUTIVOS E SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS (PERFECCIONISMO, IMPACIÊNCIA EEFICIÊNCIA) COMO OS PRINCIPAIS CULPADOS E ACONSELHOU QUE OS GERENTES MUITO PODEROSOS DEVERIAM APRENDER A AUMENTAR A "AUTO-ESTIMA" DE SEUS FILHOS.
O MAIS INTERESSANTE A RESPEITO DO ARTIGO, ENTRETANTO, ERA O QUE ELE NÃO DIZIA. NÃO ERA MENCIONADO NADA SOBRE COMO AS EMPRESAS CONTRIBUEM PARA O PROBLEMA DOS EXECUTIVOS ENQUANTO PAIS, OU COMO A MAIORIA DE NÓS, SIMPLESMENTE ACEITA O FATO DE QUE O TRABALHOÉ INEVITAVELMENTE CONFLITANTE COM A VIDA FAMILIAR, E QUE A EMPRESA NÃO TEM PARTICIPAÇÃO NA AMENIZAÇÃO DOS DESEQUILÍBRIOS ENTRE O TRABALHO E A FAMÍLIA.
NOS ÚLTIMOS ANOS FOI OBSERVADO UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL DA PREOCUPAÇÃO COM A QUESTÃO TRABALHO/FAMÍLIA ENTRE OS PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS DE LIDERANÇA E DOMÍNIO PESSOAL.



HOJE," ENCONTRAR O EQUILÍBRIO ENTRE MEU TRABALHO E MINHAFAMÍLIA" É CITADO COMO PRIORIDADE NÚMERO UM POR MAIS PARTICIPANTES DO QUE QUALQUER OUTRO ASSUNTO EM PARTICULAR.



AS EMPRESAS TRADICIONAIS INEGAVELMENTE NUTREM OS CONFLITOS ENTRE TRABALHO E FAMÍLIA. ÀS VEZES ISSO É FEITO CONSCIENTEMENTE - ATRAVÉS DA SIMPLES AMEAÇA DE QUE PARA "CRESCER AQUI DENTRO, VOCÊ DEVE ESTAR DISPOSTO A FAZER SACRIFÍCIOS". MAIOR PARTE DAS VEZES, ISSO É FEITO INADVERTIDAMENTE,SIMPLESMENTE CRIANDO-SE UMA SÉRIE DE EXIGÊNCIAS E PRESSÕES SOBRE OS INDIVÍDUOS, QUE INEVITAVELMENTE ENTRAM EM CONFLITO COM O TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA SI PRÓPRIO.
ESSAS EXIGÊNCIAS INCLUEM VIAGENS, JANTARES E AS CADA VEZ MAIS COMUNS REUNIÕES NO CAFÉ DA MANHÃ, RETIROS NOS FINAIS DE SEMANA, E AS NATURAIS LONGAS JORNADAS NOS ESCRITÓRIO.

AS PRESSÕES ORIGINAM-SE, A PRINCÍPIO, DO FOCO RESTRITO ÀSMETAS E OBJETIVOS EMPRESARIAIS, QUE EXCLUEM OS OBJETIVOS E METAS PESSOAIS.
EM OUTRAS PALAVRAS, SE TUDO O QUE IMPORTA SÃO AS METAS DA EMPRESA, SIMPLESMENTE "NÃO HÁ ESPAÇO" PARA SE PESAR OS CUSTOS DESSAS METAS PARA O INDIVÍDUO OU PARA SUA FAMÍLIA.
AS DISCIPLINAS DAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM IRÃO, ACREDITO EU, COLOCAR UM FIM NO TABU QUE TEM CERCADO A QUESTÃO DO EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO EFAMÍLIA, E QUE TEM MANTIDO FORA DAS AGENDAS DAS EMPRESAS.



A ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE NÃO PODE APOIAR O DOMÍNIO PESSOAL SEM DAR APOIO AO DOMÍNIO PESSOAL EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA. NÃO SE PODE FOMENTAR VISÕES COMPARTILHADAS SEM TRAZER À TONA AS VISÕES PESSOAIS, E VISÕES PESSOAIS TÊM SEMPRE MUITAS FACES - SEMPRE INCLUEM PROFUNDOS DESEJOS PARA NOSSA VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL, EMPRESARIAL EFAMILIAR. POR FIM, A FRONTEIRA ARTIFICIAL ENTRE TRABALHO E FAMÍLIA É UMA MALDIÇÃO AO PENSAMENTO SISTÊMICO. EXISTE UMA CONEXÃO NATURAL ENTRE A VIDA PROFISSIONAL DE UMA PESSOAL E TODOS OS OUTROS ASPECTOS DA SUA VIDA. NÓS VIVEMOS APENAS UMA VIDA; PORÉM, DURANTE MUITO TEMPO NOSSAS EMPRESAS FUNCIONAM COMO SE ESSE SIMPLES FATO PUDESSE SER IGNORADO, COMO SE TIVÉSSEMOS DUAS VIDAS SEPARADAS.




AESTRUTURA DO DESEQUILIBRIO ENTRE TRABALHO E FAMÍLIA
EXISTE UM ARQUÉTIPO DE SISTEMA SUBJACENTE AO DESEQUILÍBRIO TRABALHO-FAMÍLIA. ESTE ARQUÉTIPO É CHAMADO "SUCESSO AOS BEM-SUCEDIDOS" PORQUE CONSISTE EM DOIS PROCESSOS DE REFORÇO AO CRESCIMENTO, CADA QUAL TENDENDO A ALIMENTAR NÍVEIS CRESCENTES DE SUCESSO - EMBORA PARA ATIVIDADES QUE COMPETEM ENTRE SI.


SE VOCÊ SE ENCONTRA EM UMA SITUAÇÃO NA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Quinta Disciplina
  • A Quinta Disciplina
  • Quinta disciplina
  • A quinta disciplina
  • a quinta disciplina
  • Quinta disciplina
  • A quinta disciplina
  • a quinta disciplina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!