Quimica

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014









Curso:
Disciplina:
Turma:
Docente:
Relatório Equilíbrio Químico


Discentes:


Índice
Índice 1
Introdução 3
Objetivo e Material 6
Procedimento 7
Conclusões e Críticas 9
Bibliografia 10


Introdução

Numa reação química reversível, os reagentes transformam-se em produtos e, simultaneamente, os produtos em reagentes, dando-se, a reação, no ínicio, nosentido da formação de produtos (direto).
Quando as velocidades das reações direta e inversa (transformação de produtos em reagentes) forem iguais, e as concentrações de ambas as partes não variarem com o tempo, atinge-se o equilíbrio químico.
Num sistema em equilíbrio, todas as propriedades macroscópicas (pressão, temperatura, concentração etc) são constantes. No entanto, microscopicamente, asreações processam-se a ritmos iguais, cancelando as variações das anteriores propriedades, sendo, o equilíbrio químico, dinâmico.
As concentrações das substâncias em equilíbrio, a uma determinada temperatura, estabelecem, entre si, uma relação que é expressa pela equação genérica da constante de equilíbrio, K:
aA (aq) + bB(aq) cC (aq) + c=dD (aq)Kc =

Quando se provoca uma perturbação num sistema reacional em equilíbrio, este entra em desequilíbrio e a reação num ou noutro sentido, de forma a atingir um novo estado de equilíbrio.
A Lei de Le Châtelier permite prever o modo como um sistema em equilíbrio se comportará após lhe ser imposta uma perturbação exterior:
1. Concentração: A alteração das concentraçõesdas espécies químicas presentes no sistema em equilíbrio, desloca-o no sentido da formação de produtos ou no sentido da formação de reagentes até que o quociente da reação – Q -(que determina se num determinado instante, a uma determinada temperatura, o sistema está, ou não, em equilíbrio) seja igual à constante de equilíbrio do sistema em questão.
a. Um aumento da concentração dos reagentes oudiminuição da concentração de produtos (Q < Kc) origina a formação de produtos.
b. Uma diminuição da concentração dos reagentes ou aumento da concentração de produtos (Q > Kc) origina a formação de reagentes.
2. Pressão: A alteração da pressão num sistema em equilíbrio apenas terá influência neste estado se um ou mais componentes se encontrarem no estado gasoso e quando a soma dos coeficientesestequiométricos dos reagentes for diferente da soma dos coeficientes dos produtos, no estado gasoso.
a. Aumento de pressão: corresponde uma evolução no sentido em que a quantidade total das substâncias no estado gasoso for menor.
b. Diminuição de pressão: corresponde uma evolução no sentido em que a quantidade total das substâncias no estado gasoso for maior.
3. Temperatura: A variação datemperatura, pode afetar o valor da constante de equilíbrio.
a. Para reações exotérmicas, os valores de Kc diminuem com o aumento da temperatura.
b. Para reações endotérmicas, os valores de Kc aumentam com o aumento da temperatura.

Assim, verifica-se que qualquer sistema em equilíbrio sujeito a alterações provenientes do meio, tende a contraria a perturbação em causa até voltar a atingir umestado de equilíbrio.
Objetivo e Material

A experiência realizada tem como objetivo verificar a influência da temperatura e concentração no deslocamento de um equilíbrio químico, demonstrando a reversibilidade das reações químicas, pela aplicação do princípio de Le Châtelier ao equilíbrio cromato/dicromato.


Material e Reagentes:
Tubos de ensaio;
Seis gobelés de 25 mL;
Uma pipeta volumétricade 5 mL;
Dois balões aferidos de 25 mL;
Papel indicador universal (pH 1 a 14);
Dois funis;
Dicromato de potássio sólido;
Soluções aquosas de cromato de potássio (0.5 mol L-1);
Hidróxido de sódio (1 mol L-1);
Ácido clorídrico (1 mol L-1);
Nitrato de bário (0.1 mol L-1);
Pompete;
2 pipetas de Pasteur;
Esguicho
Procedimento

Esta experiência é dividida em duas partes.
Primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!