Questionário - marx, weber e durkheim

Páginas: 24 (5951 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
KARL MARX

1. (UEMA, 2011) Uma das condições imprescindíveis, em Karl Marx, para que a mercadoria como força de trabalho possa ser vendida e comprada no mercado é:
a) A separação entre os meios de produção e o produto direto
b) A unidade entre o meio de produção e o produto direto
c) A relação entre a produção, consumo e distribuição.
d) O intercâmbio entre o homem e natureza
e) Aseparação entre campo e cidade

JUSTIFICATIVA: A questão faz referência ao conceito de alienação, que corresponde de forma simples, à separação entre o particular e o todo. Na esfera da produção, o trabalhador é separado dos meios de produção, sendo estes pertencentes ao burguês. Assim, o trabalhador vende a sua força de trabalho e, assim, a mercadoria que ele produz deixa de estar sob sua posse, sendoposse do burguês, o dono dos meios de produção.

2. As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas, é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
a) O status social ecultural dos indivíduos.
b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
d) A identidade social, cultural e coletiva.
e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

JUSTIFICATIVA: As relações sociais, segundo Marx, são dadas a partir das relações de produção. Com base nestas, se constituíram nasociedade capitalista duas classes: a burguesia (formada por aqueles que detêm os meios de produção) e o proletariado (formada por aqueles que não detêm tais meios e que são obrigados a vender sua força de trabalho para poderem sobreviver).

3. (UEMA) Segundo Karl Marx,
 “o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social,política e intelectual em geral”.
 Essa teseresume a sua teoria da história, também denominada de:

a) socialismo científico.
b) materialismo histórico.
c) racionalismo cartesiano.
d) fenomenologia do espírito.
e) individualismo metodológico.

JUSTIFICATIVA: Marx , sob sua ótica materialista, mostra que o mundo material nos é dado primeiramente, sendo somente a razão insuficiente para se chegar a uma realidade concreta. Ou seja,defendendo o materialismo histórico, Marx diz que a racionalidade é utilizada para explicar a realidade, e que é o ser social que determina a consciência, e não a consciência que determina o ser.

4. Leia o fragmento abaixo, de Karl Marx. (UFU 1ª fase Janeiro de 2004) (0,5)
“Com o próprio funcionamento, o processo capitalista de produção reproduz, portanto, a separação entre a força de trabalho e ascondições de trabalho, perpetuando, assim, as condições de exploração do trabalhador. Compele sempre o trabalhador a vender sua força de trabalho para viver, e capacita sempre o capitalista a comprá-la.” (MARX, K. O capital, Livro I, O processo de produção do Capital
[Vol. II]. Trad. De Reginaldo Sant.Anna. 11.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987, p. 672)

De acordo com o filósofo alemão,a condição do trabalhador na economia capitalista clássica é:
I . de realização plena da sua capacidade produtiva, alcançando a autonomia financeira e a satisfação dos valores existenciais tão almejados pela humanidade, desde os primórdios da história.
II . de alienação, pois os trabalhadores possuem apenas sua capacidade de trabalhar, que é vendida ao capitalista em troca do salário, por isso,a produção não pertence ao trabalhador, sendo-lhe estranha.
III . de superação da sua condição de ser natural para tornar-se ser social, liberto graças à divisão do trabalho, que lhe permite o desenvolvimento completo de suas habilidades naturais na fábrica.
IV . de coisa, isto é, o trabalhador é reificado, tornando-se mercadoria, cujo preço é o salário, ao passo que as coisas produzidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionário de revisão Durkheim, Marx e Weber
  • Durkheim, marx e marx weber
  • Marx, weber e durkheim
  • Durkheim, Marx e Weber
  • Analise de Durkheim, weber, marx
  • Diferenças entre marx, durkheim e weber
  • Durkheim, Weber e Marx
  • Marx, Durkheim e Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!