Queimada

Páginas: 11 (2676 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Queimada

Queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada que às vezes pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e terrenos grandes.
Destruição ambiental
O efeito mais notório da queimada é a destruição do ambiente. Na floresta amazônica no mêsde agosto de 1988 foram queimados por dia cerca de mil quilômetros quadrados de mata, quando agricultores limpam os terrenos para o cultivo. A poluição gerada pelas queimadas da Amazônia, era estimada como o equivalente ao lançado na atmosfera pela cidade de São Paulo nos últimos setenta anos. As queimadas são uma prática muito utilizada para a formação de pastos destinados ao gado ou para ocultivo da agricultura, quando os fazendeiros desconhecem os efeitos nocivos do fogo para o solo. O pequeno produtor queima a vegetação para preparar o local, ação que isenta os custos de mão de obra.

As queimadas no Brasil
O aumento neste ano do número de focos de incêndio no Brasil revela um dado que mostra como o País vice-campeão em desmatamento no mundo – perde apenas para a Indonésia –consegue superar facilmente outros concorrentes, mesmo dentro do próprio continente. É o que provam imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), segundo as quais o número de focos de incêndios em vegetações florestais e campestres no território brasileiro é superior à soma dos registrados em todas as nações da América do Sul. E a diferença não é pequena.
Atualizadosdiariamente, os números do instituto mostram que foi detectado um total de 157.196 queimadas no Brasil entre os dias 1º de janeiro e a última quarta-feira (5), um aumento de 69% no acumulado do ano quando comparado aos índices registrados em 2013 (92.527). Assim, os focos de incêndios em áreas verdes no Brasil foram até a data mencionada mais de 70% superior à soma dos registrados em todos os paísessul-americanos no período – 91.863.
O instituto credita a diferença ao fato de o Brasil possuir território amplamente maior ao de seus vizinhos, mas a realidade não é exatamente essa. Isso porque, apesar de realmente ocupar boa parte da América do Sul, o País tem cerca de 48% da área total do continente. Para a justificativa ter efeito, o território precisaria registrar aproximadamente a mesmaquantidade de focos de incêndio da soma de seus vizinhos – não quase o dobro. Para o Ibama, a culpada é a estiagem.
Mas especialistas consultados pelo iG citam uma série de outros fatores para o resultado. O tamanho do território é, sim, relevante para explicar os números, assim como a falta de chuvas, que torna a vegetação seca e propicia para a combustão. No entanto, tão ou mais relevantes são ostipos de vegetação, o clima e o terreno das mais diversas regiões e as políticas ambientais praticadas por cada um dos governos do continente.
"O controle do Brasil em relação às queimadas é ruim, não tem muita fiscalização, pessoal suficiente ou mesmo gente suficientemente qualificada para identificar como o fogo está e qual é a melhor forma de combatê-lo", diz Sandra Cristina Muller, professora doDepartamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). "Além disso, o atual Código Florestal Brasileiro é menos restritivo do que o anterior, facilitando bastante a questão das queimadas."
Sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 2012, o Código Florestal Brasileiro impôs mudanças em relação aos cuidados de áreas verdes no País responsáveis por gerar umdescontentamento em ambientalistas que perdura até hoje. Entre eles está uma espécie de perdão àqueles que desmataram ilegalmente antes do ano de 2008, além do abrandamento das definições das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e das fronteiras agrícolas.
"Em São Paulo, por exemplo, você tem APPs que tinham um tamanho e agora passaram a ter um tamanho muito menor. Ou seja, temos cada vez menos florestas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • queimada
  • As queimadas
  • queimadas
  • Queimadas
  • Queimada
  • Queimadas
  • Queimada
  • queimadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!