Queimadas

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Monitoramento de queimadas com dados AUHRR/NOAA no Brasil.

Resumo

Na década de 80 o INPE em parceria com o Ibama/Proarco começou a desenvolver um sistema de detecção de queimadas e incêndios florestas, para minimizar os efeitos causados no meio ambiente com a destruição do solo, vegetações, propriedades e até mesmo de vidas, com uma grande preocupação com a destruição da camada deozônio devido a grande concentração de GEE na atmosfera, diversos produtos foram desenvolvidos e os focos de calor passaram a ser obtidos nas imagens termais dos satélites.
Das quais o NOAA emite imagens quatro vezes ao dia e recentemente o satélite GOES oito ou mais vezes ao dia, e TERRA e AQUA duas vezes por dia cada, com sistemas de informações geográficas acessíveis na Internet. Entre as inovações,destacam-se: mapas de risco de queima da vegetação observado, previsto e climático, o BDM (banco com dados de queimadas desde 1992), posicionamento dos satélites utilizados, informações sobre quantificação e dispersão de emissões de queimas; focos em áreas de conservação, serviços de email com alertas para usuários cadastrados e, melhoria na resolução dos diversos mapas e produtos, entre outros.1. Introdução

Quase todas as queimadas são causadas pelo homem por vários motivos: limpeza de pastos, preparo de plantios, desmatamentos, colheita manual de cana – de – açúcar, vandalismo: o Brasil ocupa o 5º lugar entre os países poluidores, com 300.000 queimadas e nuvens de fumaça cobrindo milhares de km2 detectadas anualmente através de satélites, e também devastando em média cerca de15 mil km2/ano de florestas naturais (Inpe).
As queimadas aumentam a exposição do solo á ação erosiva, contribuindo para o assoreamento dos rios;
Inibição da ocorrência de chuva, pois, aumento o núcleo de condensação das nuvens, resultando em, resultando em gotas com peso insuficiente, essa alteração nas nuvens diminui a quantidade de radiação solar que atinge a superfície terrestre;destruição da fauna e flora, empobrecimento do solo.
O ozônio produzido das queimadas é um poluente que em concentrações elevadas e exposição prolongada provoca alterações graves no ecossistema, diminui a produção agrícola o que pode ocorrer em áreas distantes dos focos de incêndio, pois sua substância é transportada pela atmosfera para outras regiões agrícolas.
As alterações na vegetação, mudança do usodo solo etc, impedem ou tornam a rebrota insuficiente para remoção do CO2 um dos principais GEE, muitos gases, além do CO2, são emitidos nas queimadas e participam da circulação atmosférica global: NOx, N2O, CO, CH4, muitos contribuem para o efeito estufa como: CO, CH4 e N2O e para a elevação a elevação da concentração de ozônio, como o CH4, CO, NOx.

Atualmente as queimadas são detectadasatravés de imagens orbtrais, obtendo dados da cobertura do solo e de grandes áreas com rapidez na coleta e análise dos dados com custo menor e mais eficaz em comparação aos métodos convencionais (redes de guardas florestais e levantamento de campo.
É uma tecnologia que monitora mudanças ambientais, com imagens de alta resolução espacial (30,0m a 0,5m), identificam fontes de calor na superfície terrestremesmo quando ultrapassa a área do pixel (1,21 km2).
De acordo com o autor um algorítmo determina a porção do pixel "contaminada" pela fonte de calor assim como a sua temperatura de brilho, sendo isto possível pelo fato de que quanto maior for a temperatura de um corpo, a radiância integrada para a banda 3 (3,55 - 3,93 mm para o AVHRR do NOAA-6) será muito maior do que a da banda 4 (10,5 -11,5mm).

“As principais características deste sistema são:
- criação, correção e armazenamento do arquivo de parâmetros orbitrais do satélite através de pontos de controle que podem ser localizados manualmente ou através de algoritmos de localização automática na imagem;
- processamento digital para as coordenadas geográficas dos pixels que caracterizam queimadas;
- elaboração de produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • queimada
  • As queimadas
  • Queimada
  • queimadas
  • Queimadas
  • Queimada
  • Queimadas
  • Queimada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!