Queda livre

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Sumário













Objetivo
Verificar experimentalmente a aceleração da gravidade.
Introdução teórica
Fenômeno da gravidade
A gravidade ou gravitação é o fenômeno natural pelo qual todos os corpos físicos se atraem entre si. Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos (como a atração émútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração).
A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza, em conjunto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca. Na física moderna, a descrição mais precisa da gravidade é dada pela teoria geral da relatividade de Einstein, segundo a qual o fenómeno é uma consequência da curvatura espaço-tempo queregula o movimento de objetos inertes.
A clássica Lei da gravitação universal de Newton postula que a força da gravidade é proporcional às massas dos corpos em interação e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre si. "Todos os objectos no Universo atraem todos os outros objectos com uma força direccionada ao longo da linha que passa pelos centros dos dois objectos, e que éproporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da separação entre os dois objectos." Isaac Newton. Esta descrição oferece uma aproximação precisa para a maioria das situações físicas, entre as quais os cálculos de trajetória espacial.
Queda livre
Em Física, queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade.
O estudo de queda livre vemdesde 300 a.C. com o filósofo grego Aristóteles. Esse afirmava que se duas pedras, uma mais pesada do que a outra, fossem abandonadas da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rapidamente. A afirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeira durante vários séculos. Somente por volta do século XVII que um físico italiano chamado Galileu Galilei contestou essa afirmação.
Ao realizar umexperimento bem simples Galileu percebeu que a afirmação de Aristóteles não se verificava na prática. O que ele fez foi abandonar, da mesma altura, duas esferas de pesos diferentes, e acabou por comprovar que ambas atingiam o solo no mesmo instante.
Após a realização de outros experimentos de queda de corpos, Galileu percebeu que os corpos atingiam o solo em diferentes instantes. Observando o fatodessa diferença de instantes de tempo de queda, ele lançou a hipótese de que o ar tinha a ação retardadora do movimento. Anos mais tarde foi comprovada experimentalmente a hipótese de Galileu.
Aceleração e aceleração da gravidade
A aceleração gravitacional  é, basicamente, a aceleração na qual um corpo de determinada massa fica submetido por algum outro corpo de massa extremamente maior(planeta, lua, estrela – dado o alto valor das massas desses corpos). Sendo assim, a aceleração da gravidade pode ser definida como o aumento gradativo da velocidade, a cada instante de tempo, que um corpo sofre caso estivesse em queda livre (liberado de um ponto mais alto, a partir do repouso). Neste último caso, apesar de ser considerada constante, será explicado logo mais que a aceleraçãogravitacional vai variar conforme o movimento do corpo aconteça.
Massa e força peso
A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado. Ela também é a origem da força gravitacional, atuante sobre os corpos no Universo.
Mais recentemente, dentro da física moderna, a massa aparece relacionada com aenergia, relação formulada por Einstein através da equação E = mc2.
A massa inercial de um corpo é definida pela Segunda Lei de Newton como uma constante de proporcionalidade entre a força (F) aplicada e a aceleração (a) causada:
F=m⃗ ia⃗ ⇒mi=Fa.
Considerando que a força e a aceleração são grandezas vetoriais, isso implica em dizer que a massa é uma grandeza escalar. Então, a massa inercial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • queda livre
  • Queda livre
  • Queda livre
  • Queda Livre
  • Queda Livre
  • Queda livre
  • Queda Livre
  • Queda livre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!