que que isso

990 palavras 4 páginas
ATIVIDADE FINAL DE RESUMO
O EQUILÍBRIO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E O MEIO AMBIENTE
Flávia Lima inicia o texto afirmando que metade dos recursos naturais extraídos e 40% de toda a energia produzida são provenientes da construção civil. Entretanto, esta traz muitos impactos negativos no meio ambiente e na qualidade de vida da população.
A autora revela que no Brasil o cenário não é diferente. Conclui que as decisões tomadas pela cadeia da construção, devem ser mais criteriosas e de responsabilidade ética sob o ponto de vista humano e ambiental. Como defesa da sua tese, ela cita um artigo no qual afirma que todos os envolvidos numa construção de maneira sustentável necessitam ter um forte empenho ético e um profissionalismo adequado.
Construções sustentáveis

Uma construção sustentável implica a adesão de comportamento, técnica e escolhas voltadas para as práticas sustentáveis e que devem passar por todas as fases do ambiente construído, desde o planejamento até a sua construção, instalação e eventual demolição.

Afirma-se que sustentabilidade não é uma tendência e que a preocupação com processos e práticas sustentáveis é condição primordial para o desenvolvimento. Essa preocupação fica evidente não só nas crescentes alternativas para aplicação da sustentabilidade e na modernização de práticas ecológicas, mas também na valorização da ideia de mundo verde. No Brasil, a construção sustentável está apenas iniciando, mas já é essencial a todas as empresas que quiserem continuar existindo. Não haverá espaço para empresas poluentes e que não ofereçam condições justas de trabalho.

Integração das Engenharias

A sustentabilidade está inserida em todos os campos da engenharia. Quatro premissas básicas devem ser consideradas no desenvolvimento de um projeto de engenharia: evitar desperdícios, otimizar a eficiência dos sistemas, aproveitar os recursos naturais disponíveis, recuperar insumos e fontes.

A partir delas ficam mais claras quais as principais

Relacionados