Qualitavita x quantitativa

544 palavras 3 páginas
KEVELYN FARIAS – 20251837
LETICIA RÍPER - 20188708
KAIO LARESE – 20076938
MAIRA LOPES –

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

INTRODUÇÃO
Ao iniciar uma pesquisa é necessário definir o tema e escolher entre realizar uma pesquisa qualitativa ou uma pesquisa quantitativa, uma não substitui a outra elas se complementam. Portanto pesquisa qualitativa, ou quantitativa, o método de pesquisa escolhido implica em coerência e técnica. A técnica podemos dizer que é a preparação da, a entrevista, o questionário, a observação e a conclusão para o adequado desenvolvimento da investigação

PESQUISA QUALITATIVA
Estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. Tem como objetivo forçar o surgimento de aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É uma pesquisa indutiva isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias entretimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação.

PESQUISA QUANTITATIVA

É adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. São utilizados quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa.

METODOS DE COLETAS DE DADOS

Entrevista

Qualitativa: são feitas discussões em grupo, conhecidas também como mesa-redonda,e entrevistas em profundidade em que é feito um pré-agendamento do entrevistado e sua aplicação é individual.

Quantitativa:

Relacionados