Qualidade e confiabilidade

Páginas: 20 (4929 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1- Para Qualidade Total, o que significa Melhoria Contínua? Defina e demonstre graficamente.
Para a Qualidade Total, significa subir um ou mais níveis de avaliação no processo. Pode se dar tanto no campo da qualidade do produto/serviço ou do processo utilizado (eficácia), quanto no da produtividade do processo em si (eficiência).

2- Relacione o título com as normas válidas a partir de29/01/2008:

ISO 9000 é o nome genérico representado todo o conjunto de documentos relacionados um sistema de gestão da qualidade padronizado e define a terminologia.

ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestões da qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam os requisitos do cliente. Os requisitos regulamentados e aplicadosobjetivam aumentar a satisfação do cliente.  

ISO 9004 fornece diretrizes que consideram tanto a eficiência do sistema de gestão da qualidade implantado. Esta norma, prevista para um uso interno e não com fins contratuais. O objetivo desta norma é melhorar contínua do desempenho da organização e satisfação do cliente, das outras partes interessadas.

3- NBR ISO 9000
As normas da família NBR ISO9000, foram desenvolvidas para apoiar organizações, de todos os tipos e tamanhos, na implementação e operação de sistemas de gestão da qualidade eficazes.
- A NBR ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.

4- NBR ISO 9001
O que é a ABNT NBR ISO 9001?
A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou. A ABNT NBR ISO 9001 nãoespecifica requisitos para bens ou serviços os quais você está comprando. Isto cabe a você definir, tornando claras as suas próprias necessidades e expectativas para o produto. Sua especificação pode se dar através da referência a uma norma ou regulamento, ou mesmo a um catálogo, bem como a anexação de um projeto, folha de dados,

5- NBR ISO 9004
- A NBR ISO 9004 fornece diretrizes que consideramtanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade.
O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.

6- A NBR ISO 9001:2008 pode ser usada pelas empresas certificadoras para avaliar o processo da organização?
Esta Norma pode ser usada por partes internas e externas, incluindo organismos decertificação, para avaliar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente, os estatutários e os regulamentares, aplicáveis ao produto e aos seus requisitos.

7- O que leva a organização à aplicação da NBR ISO 9004:2008, após ter conseguido a certificação pela NBR ISO 9001:2008?
As normas NBR ISO 9001:2000 e NBR ISO 9004:2000 formam um par consistente de normas sobre a gestão da qualidade.As edições anteriores dessas normas tratavam da garantia da qualidade e da gestão da qualidade respectivamente.
Na verdade, segundo os especialistas em qualidade a ISSO 9004, foi desenvolvida de forma a manter a coerência com a NBR ISO 9001 e ser compatível com outras normas de sistema de gestão. Assim, essas normas se complementam mutuamente, mas também podem ser utilizadas de formaindependente. O seu Anexo A fornece uma ferramenta para que as organizações auto-avaliem os seus próprios pontos fortes e fracos, para determinar o seu nível de maturidade e para identificar oportunidades de melhoria e inovação.

8- O que significa intercambialidade?
Significa garantia de conexão, de perfeita troca de uma peça por outra do mesmo tipo, com os mesmos padrões dimensionais, através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confiabilidade e Qualidade
  • Confiabilidade do sistema de qualidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!