Quadro Comparativo MOVIMENTOS EMANCIPACIONISTAS CONJURAS E INCONFID NCIAS

599 palavras 3 páginas
MOVIMENTOS EMANCIPACIONISTAS - CONJURAS E INCONFIDÊNCIAS

A historiografia tradicional e a memória oficial dão ênfase à Inconfidência Mineira, movimento ocorrido em 1789, de caráter elitista, que não questionava a desigualdade social no Brasil Colônia. Já a história social, corrente historiográfica que enfatiza os movimentos sociais e discute os conflitos entre os diferentes projetos dos grupos sociais na formação da sociedade brasileira, dá maior destaque à Conjuração Baiana, um movimento que, em 1798, pregava o fim da escravidão, da carestia e dos privilégios do sistema colonial.
Os movimentos emancipacionistas foram notadamente influenciados pelos ideais iluministas que corriam a Europa do século XVIII e que serviram de sustentáculo teórico para importantes acontecimentos históricos como a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa. Estes, por sua vez, apresentaram-se como os principais exemplos práticos, em tal contexto, a serem seguidos pelos defensores do liberalismo em certas porções do mundo, incluindo o Brasil.
O lema liberal "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", consagrado pela Revolução Francesa, esteve presentes em inúmeros movimentos político-libertários desse contexto.
Todavia, torna-se importante o entendimento que no Brasil, ao contrário da Europa, o liberalismo não se colocou enquanto ideologia de transformação das estruturas sociais vigentes.
No continente europeu, a burguesia utilizou-se do ideário liberal para contestar as estruturas do Antigo Regime. No Brasil, o liberalismo, na maioria dos acontecimentos, foi apropriado por uma elite, sobretudo agrária, que tinha como principal objetivo manter as estruturas fundiárias de posse da terra e a utilização da mão de obra escrava.

SINTETIZANDO!
QUADRO COMPARATIVO ENTRE OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS EMANCIPACIONISTAS COLONIAIS
QUADRO GERAL
INCONFIDÊNCIA MINEIRA (1789)
CONJURAÇÃO CARIOCA (1794)
CONJURAÇÃO BAIANA (1798)
CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA
*Esgotamento das jazidas mineradoras;

Relacionados