PUBLICIDADE E PROPAGANDA EDGAR MORIN

1351 palavras 6 páginas
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MAIARA PAOLA DOS SANTOS BARBOSA – 2º PERÍODO – NOITE

“A COMUNICAÇÃO PELO MEIO (teoria complexa da comunicação)”
EDGAR MORIN - Revista FAMECOS. Porto Alegre: nº20. Ed. Abril de 2003

Em seu artigo Edgar Morin traz a relação da comunicação x sociedade, discutindo suas diversas formas. Questionando o papel da mídia entre as teorias de alienação e discordando de certas atuações da sociedade como “sociedade de informação” ou “sociedade de conhecimento”. Morin considera que a compreensão é o grande problema da humanidade atualmente, podendo ser afetada pela comunicação, sendo assim um problema filosófico. E assim deixando bem claro que acredita estarmos em sociedades de comunicação, comunicação e de conhecimento.

De alguma maneira eu nunca tenha me interessado pela comunicação em si mesma, apesar dos diversos temas adjacentes tratados, como, O cinema e o homem imaginário, Cultura da massa no século XX e As estrelas, são temas que me fazem refletir sobre a cultura em massa, uma cultura que só pode ser desenvolvida graças à mídia. A mídia não trata apenas de uma bola de comunicação, mas traz a si novas formas de apresentar uma nova arte, uma indústria, a comunicação por meio da televisão e também do cinema.
No livro As estrelas, por exemplo, abordei o assunto da mitologia das estrelas de cinema. Estes mitos eram consequências de uma cultura de massa gerada pelos novos meios de comunicação. E isso que vem deixando o tema mais interessante, por exemplo, o tema é bem decisivo, mas só faz sentido quando são abordados junto com a informação, fenômenos socioculturas e políticos. Essa relação em meu ponto de vista continua sendo muito importante na pesquisa e da compreensão da complexidade comunicacional e cultural contemporâneas.
Quando abordamos o assunto globalização, é evidente que percebo o papel exercido pelo desenvolvimento extraordinário dos novos meios de comunicação e das novas tecnologias (informática, internet, fax, emails, telefones,

Relacionados