1372279872764455

3273 palavras 14 páginas
Gudin e o Pensamento Liberal
Jaqueline Teleginski
INTRODUÇÃO
Eugênio Gudin Filho representa o maior expoente do pensamento neoliberal do país. Formado em
Engenharia Civil, trabalhou por muitos anos em empresas estrangeiras. Desse convívio estima-se que surgiu seu posicionamento favorável ao uso do capital externo privado para fomentar o desenvolvimento do país, visto que Gudin era contrário ao intervencionismo, ao planejamento e ao protecionismo.
Desempenhou papel importante na institucionalização do curso superior de Ciências Econômicas no Brasil, anteriormente ministrado nos cursos de administração e engenharia, sendo considerado o patrono dos economistas brasileiros.
Ao longo de 100 anos de vida, esteve presente no cenário econômico nacional, atuando como delegado brasileiro na Conferência Monetária Internacional, realizada em Bretton Woods (EUA), governador brasileiro junto ao Fundo Munetário Internacional de 1951 a 1956 e Ministro da Fazenda no governo Café Filho. Discutiu de forma qualificada os principais problemas econômicos brasileiros e procurou adaptar

a

teoria

desenvolvimentista

dos

países

desenvolvidos

à

realidade

dos

subdesenvolvidos.
Gudin era também conservador e contrário à política de industrialização das economias subdesenvolvidas incentivadas pelo governo. Identificou a agricultura como melhor forma de suplantar o atraso econômico, tomando a teoria das vantagens comparativas como fundamento e, a partir dos excedentes nela gerados, impulsionar a indústria.
Eugênio Gudin e Roberto Simonsen travaram fervoroso debate sobre os rumos da economia brasileira no período pós Segunda Guerra Mundial.
1

VIDA E OBRA
Eugênio Gudin Filho nasceu no Rio de Janeiro em 12 de julho de 1886, formou-se em Engenharia

Civil em 1905 pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Seu interesse por Economia surgir na década de 1920, quando tornou-se economistas por esforços autodidatas e publicou seus primeiros artigos sobre problemas econômicos em O Jornal, no

Relacionados