PUBERDADE

Páginas: 4 (862 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
PUBERDADE

Objetivo(s) 
- Entender a transformação de um corpo infantil em um corpo adulto.
- Compreender que a puberdade é uma fase da vida.
- Saber que o desenvolvimento do corpo é diferente emcada pessoa.
Conteúdo(s) 
 
Ano(s) 





Tempo estimado 
Seis a oito aulas.
Material necessário 
Fotos dos alunos de quando eram menores e dos professores quando eram mais novos, música "NãoVou Me Adaptar" (Arnaldo Antunes, DVD Ao Vivo no Estúdio, faixa 6), e cópias da letra (uma para cada criança).
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Organize dois murais, um com as fotos dos alunos e outro com asfotos dos professores, ambos sob o título "Adivinhe quem sou eu". Estipule um tempo para a atividade e deixe que as crianças brinquem de adivinhação. Em seguida, peça que elas relatem quais foram osindícios (traços do rosto, olhar, sorriso etc.) que as ajudaram a descobrir quem era quem. Depois, faça uma lista das principais mudanças físicas observadas pelos alunos e lance uma pergunta: "Por queessas mudanças ocorrem?". Registre as ideias iniciais apresentadas por eles.
 
2ª etapa 
Proponha o trabalho em dupla, de modo que o aluno possa opinar sobre os trechos que quer destacar. Peça que ascrianças ouçam a música "Não Vou Me Adaptar". Em seguida, investigue o que elas entenderam da letra. Oriente-as a grifar os trechos que indicam transformações corporais e estimule-as a lembrar dasmudanças que elas mesmas experimentaram desde o 1º ano até hoje. Depois, organize essas informações numa tabela dividida por gêneros (meninos de um lado e meninas de outro). Importante: algunsestudantes podem não se sentir suficientemente à vontade para comentar certas transformações corporais, principalmente entre as meninas que já apresentam sinais de entrada na puberdade (os meninos tendem avivenciar esse processo um pouco mais tarde). Caso você perceba que alguma criança está desconfortável, respeite seu constrangimento e não a obrigue a dar depoimentos.
 
3ª etapa 
Selecione um texto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Puberdade
  • Puberdade
  • puberdade
  • puberdade
  • Puberdade
  • Puberdade
  • puberdade
  • O que é puberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!