Puberdade

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2013
Puberdade – Menina e menina, ou melhor, garota e garoto?


A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se fisicamente ementalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos.
No período da puberdade, o hormônio hipotálamo ordena ao outro hormônio, a hipófise, o aumento degonadotropinas que são liberados durante o sono, que ao se desencadearem, realizam a produção dos hormônios sexuais.
Os hormônios sexuais se diferem para os homens e as mulheres, mas não são totalmenteexclusivos de cada sexo. Nos homens, os testículos secretam entre outros hormônios a testosterona e nas mulheres o ovário fabrica o estrógeno.
O início da fase da puberdade é variável do sexofeminino para o masculino. Geralmente para o sexo feminino é entre 9 e 14 anos, variando esse período de pessoa para pessoa. Em geral, a puberdade tem inicio a partir do crescimento de várioscentímetros em pouco tempo, os seios começam a avolumar-se, a cintura se afina, os quadris se alargam, surge depósito de gordura nas nádegas e nas coxas, e surge uma leve pilosidade no púbis e nas axilas,ocorre a primeira menstruação, sinal que a menina já pode gerar filhos.. e como ocorre?
Todo meio da camada interna do útero se descama causando um sangramento que é chamado de menstruação, namaturação dos óvulos, um desses óvulos alcança a maturidade e é liberado do ovário , geralmente entre dia 2 e 18, esse processo é chamado de ovulação, o ovulo flutua pela tuba uterina e chegaao centro útero, se o ovulo não for fecundado por um espermatozóide ele irá se dissolver após 2 semana da ovulação a camada do útero de desfaz causando o sangramento, e assim se inicia o ciclomenstrual.
Este processo de evolução pode ser observado nos diferentes setores dos organismos, alguns mais evidentes do que em outros, como o aumento do peso e da altura e à maturação sexual....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PUBERDADE
  • Puberdade
  • Puberdade
  • puberdade
  • puberdade
  • Puberdade
  • puberdade
  • O que é puberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!